O que é gamification e porque ele é importante para a sua marca

Rate this post

 

Engajar e criar um vínculo do público com sua marca é fundamental para qualquer empresa que busca sobreviver nos tempos atuais. Novas formas de se colocar e atrair um possível consumidor estão sendo constantemente reinventadas. Elas atuam transformando elementos cotidianos em táticas de marketing de sucesso. Hoje vamos contar pra você um pouco mais sobre uma dessas táticas: o gamification, ou gamificação.

O que é gamification

O ser humano é naturalmente atraído por jogos e competições. Não necessariamente uma competição selvagem e intensa, mas é natural que nos sintamos mais motivados quando estamos realizando algo com algum fim específico.

Os jogos, sejam eles de computador ou de celular, tanto eletrônicos quanto analógicos, nos captam. Isso ocorre justamente por ativarem essa chave do nosso raciocínio de forma desafiadora e divertida.

O gamification nada mais é do que a aplicação dos jogos e seus elementos em uma estratégia de marketing. Esse método visa o engajamento do público de uma maneira diferenciada e lúdica.

Essa tática não deixa de ser uma forma de disseminar um conteúdo, mas a forma como é feita a destaca entre as demais. A ideia ainda é solidificar e gerar um entedimento sobre seu negócio ou produto na mente do consumidor. Porém, a jogada aqui é que você fará isso de uma maneira onde ele se divertirá no processo e, possivelmente, virá a se tornar até mesmo um promotor da sua marca.

Como o gamification se aplica?

Pra facilitar, vamos dar alguns exemplos para deixar o conceito mais claro.

Em 2010, o americano Kevin Richardson participou de um concurso promovido pela Volkswagen com a seguinte ideia: a fim de se reduzir o excesso do limite de velocidade, um radar seria colocado em um ponto chave e tiraria uma foto de todos os carros que passassem.

Os carros que passassem acima do limite seriam naturalmente multados. Já os carros que passassem abaixo receberiam uma espécie de bilhete de loteria. Ao fim de um tempo pré-determinado, um desses bilhetes seria sorteado e receberia a quantia em dinheiro equivalente à soma das multas dos carros que passaram acima do limite.

A ideia foi tão bem recebida que a Volkswagen implantou o “radar loteria” em uma movimentada via em Estocolmo, na Suécia. Em três dias, a velocidade média dos carros que por ali passaram diminuiu em 22%.

Com essa ação, motivados por um fim específico e por vontade própria, os motoristas entraram e se engajaram na brincadeira, coletivamente alcançando o objetivo da ideia. Paralelamente, também associaram a Volkswagen à iniciativa, promovendo a imagem da marca de maneira positiva e responsável.

O “radar loteria” é um exemplo físico de gamificação, mas exemplos digitais são ainda mais frequentes por sua facilidade de mensuração e praticidade.

O Nike + Run Club

O Nike+ Run Club é um aplicativo que monitora seus resultados de corrida. Você pode mapear o seu trajeto, compartilhá-lo, ou ainda selecionar playlists à disposição que combinem com seu ritmo de corrida (o app inclusive tem uma parceria com o Spotify).

No que diz respeito ao gamification, você pode competir com seus amigos (ou até corredores do mundo todo) em termos de distância percorrida. Pode também se engajar na superação de suas metas pessoais gravadas pelo aplicativo. Ele funciona quase como um juiz que intermedia e incentiva você a alcançar mais através da competição e da superação pessoal, elementos estes relevantes em uma estratégia de gamification.

Ícone do aplicativo Nike + Run Club

O que podemos perceber é que, tanto do caso da ação da Volkswagen quanto no do aplicativo da Nike, o gamification serve como um mediador entre sua marca e o público: ele proporciona experiências positivas e lúdicas para os consumidores e fixa a marca e seus ideiais de uma maneira menos agressiva, mas não menos eficiente.

Estratégia de gamification

Você não precisa de um super esquema ou estrutura para bolar uma tática de gamificação. Tudo que é necessário é que você siga algumas diretrizes básicas e as adapte à realidade da sua marca.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te auxiliar nesse processo. Se inspirando nelas e com uma boa dose de cuidado e criatividade, esses tópicos podem ajudar muito no seu engajamento com o público!

Conheça seu público e seus objetivos

É fundamental que você saiba para quem você está criando. O gamification é uma estratégia baseada em interação. Desse modo, tenha certeza de que o que você está oferecendo ressoa com quem está do outro lado. Saiba bem as recompensas que você oferecer e se certifique de que elas são relevantes para o seu consumidor.

Além de saber para quem, entenda também para quê você está criando. O que você quer com a gamificação? Gerar autoridade de marca? Aumentar suas vendas? Os objetivos que você estabelecer para o seu “jogo” interativo com o público deverão ser guiados por esses padrões. Um jogo só é eficiente quando seus objetivos são claros e bem delimitados desde o início para quem o joga.

Mãos a obra!

#1.Conquista e recompensa

Como já citamos, o ser humano se sente mais engajado quando possui um objetivo a cumprir. Ao alcançarmos esse objetivo, somos dominados por uma sensação muito positiva de conquista e satisfação pessoal. Uma recompensa enfatiza ainda mais esse sentimento, pois sentimos que nosso trabalho foi reconhecido.

Por se tratar de uma sensação boa, a tendência é que procuremos por mais experiências como esta, justificando assim o caráter viciante típico desses jogos. Logo, planeje sua estratégia de forma a valorizar a vitória e esforço do usuário através de recompensas condizentes com seu público.

#2. Meça os resultados

O gamification não é só uma maneira de engajar seu público: ele também é uma forma de conhecer seu o público. Dependendo da natureza do seu “jogo”, você pode extrair informações e hábitos dos seus consumidores. Essa operação gera uma experiência mais personalizada.

O Nike+ Run Club, por exemplo, pode conhecer melhor a trajetória de cada um de seus usuários, ou ainda as músicas mais ouvidas. Criar dentro do jogo elementos que permitam essa análise é extremamente benéfico para a sua marca. Além disso, estreita seu conhecimento e relação com o público.

#3. Abuse das redes sociais

O gamification online encontra um parceiro de peso nas redes sociais. Ações como compartilhamentos e interações são ideais para a análise do sucesso de uma estratégia de gamification e as redes proporcionam essas métricas de maneira simples e prática.

Além disso, a própria associação com essas mídias facilitam a ação e propensão de se compartilhar. Isso ocorre pelo fato das redes sociais servirem como um dos principais disseminadores de informação atualmente.

#5. Divirta seu público!

Não se esqueça: A experiência do público deve vir sempre em primeiro lugar! Certifique-se que seu jogo passa a informação necessária de uma maneira que seja divertida e interessante para ele. O objetivo do gamification é justamente engajar seu consumidor de uma maneira interativa e não maçante. Dessa forma, atente-se sempre a se o que você está oferecendo cumpre esse requisito.

Vale lembrar que…

O gamification não se resume apenas a vendas. Ele pode muito bem ser usado em táticas de motivação interna de uma empresa. Fixação e aprendizagem de determinados conteúdos também são outras utilidades. Sinta-se livre para adaptar as dicas de acordo com seus objetivos: o importante é você criar uma interação que engaje, divirta e seja útil para seu público alvo!

O gamification não é a única forma de interação ligada ao entretenimento. Sabia que memes também conseguem divertir e engajar ao mesmo tempo? É só clicar aqui pra descobrir como!

Redator da Cria

Recent Posts

3 erros que prejudicam suas vendas na Black Friday

A Black Friday é uma oportunidade única, mas para aproveitá-la é preciso ser estratégico. Confira…

11 horas ago

A importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas

Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…

1 semana ago

Como o fascínio da Geração Z pela nostalgia influencia as marcas

Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…

2 semanas ago

Consultoria de Marca: o caminho para transformar sua empresa

Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…

3 semanas ago

Como impulsionar as vendas no Halloween

A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…

4 semanas ago

Naming: a estratégia de reconhecimento de marca

A escolha do nome de uma marca não é aleatória, mas um processo estratégico que…

1 mês ago