O e-mail marketing é uma das ferramentas mais eficazes no marketing digital e o meio de comunicação mais usado para manter o relacionamento com clientes. Como uma das ferramentas usadas no Inbound Marketing, ele tem a função de atrair voluntariamente os consumidores para seu site.
Estudos comprovam que o E-mail tem cerca de 3x mais usuários que as contas de Twitter e Facebook juntas. Além disso, cerca de 91% de seus usuários checam diariamente seus e-mails e 66% afirmaram já terem comprado a partir de e-mails marketing.
Diante de tantos benefícios, muitas pessoas tendem a se questionar: “se ele é uma ferramenta tão utilizada, é só eu começar uma campanha de e-mail marketing que automaticamente minhas vendas vão subir?”. A resposta para essa pergunta é não, e você irá entendê-la em breve.
Apesar de ser muito eficiente para atrair e nutrir sua lista de clientes, há erros comuns cometidos por muitas empresas no envio desse e-mail, que podem te afastar do seu objetivo. A fim de te ajudar a ser mais eficaz nas suas campanhas de e-mail marketing, listamos alguns dos erros mais comuns para que você não os cometa:
Um dos erros mais comuns em uma campanha de e-mail marketing é enviar o mesmo conteúdo para toda sua base de dados. Você deve ter em mente que seus clientes possuem singularidades como gênero, idade e possuem interesses diferentes. Vamos a um exemplo prático:
Suponha que você enviou uma promoção de sapatos femininos de salto alto. Ao abrir o e-mail, Maria achou interessante e comprou o sapato. Já quando Paulo abriu o mesmo e-mail, o conteúdo fez ele se descadastrar da sua base de dados por achar que tal conteúdo não lhe interessava.
O número de e-mails que recebemos na correria do dia-a-dia tem crescido. Por isso, o assunto acaba sendo uma das partes mais importantes do seu e-mail e é ele quem vai chamar a atenção do seu cliente entre tantos outros.
Dica: Seja curto e direto, mas ainda assim irresistível. Assuntos muito longos vão diminuir a taxa de abertura por parte de seus clientes, já e-mails que trazem urgência em seu título são mais eficientes. Sendo assim, aqui vão algumas palavras chaves que podem te ajudar:
Só é preciso dosar o uso delas e se atentar para que o tom do e-mail não pareça muito dramático.
Como dito acima, a correria do dia-a-dia nos obriga a ser cada vez mais dinâmicos. Tenha em mente que grande parte dos seus clientes vão checar seus e-mails pelo smartphone.
Muitas empresas se esquecem disso e não produzem conteúdo responsivo, ou seja, que se ajustem ao formato da plataforma usada. Seja um computador, tablet ou smartphone – o layout deve ser visualmente amigável e de fácil leitura.
Sabemos da importância de se construir uma persona para sua empresa para que ela possa se comunicar com seu público. Sendo assim, sempre que escrever um e-mail marketing tenha em mente essa persona, sua forma de falar e seu vocabulário.
Se seu público for composto majoritariamente por jovens, por exemplo, seus e-mails não podem conter textos muito extravagantes ou excessivamente formais – eles vão soar falsos e impessoais.
Humanizar a marca é essencial para seu sucesso, pois seus clientes precisam sentir que estão conversando com alguém de verdade. Assim, e-mails marketing assinados cumprem muito bem esse papel. Ao lê-los, seu cliente tem que acreditar que aquele e-mail foi escrito especialmente para ele e por uma pessoa real, e não por uma máquina de produção em massa.
A frequência do e-mail marketing é muito importante, mas ainda é um erro constante para a maioria das empresas. Lotar a caixa de e-mail dos seus clientes não fará com que eles comprem! Nesse caso, menos pode ser mais.
Tanto a quantidade quanto a qualidade são levados em conta. Se não possui um conteúdo relevante não envie e-mails só por enviar, envie apenas se este for interessante.
Isso vale também para o contrário, não fique muito tempo sem nutrir seus clientes. Produza conteúdo relevante e os envie, só assim é que eles terão acesso a ele.
Por último, mas nem de longe o menos importante, toda campanha de marketing deve ser mensurada, seja ela online ou offline.
É através da análise de taxas de cliques e taxa de abertura que você vai medir o sucesso da sua campanha. Para isso, existem diversas ferramentas que automatizam o envio do e-mail marketing e sua posterior análise, tornando o envio mais ágil e focado em conversões.
Esses são os 7 erros mais cometidos pelas empresas na hora de criar uma campanha de e-mail marketing.
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