Durante nosso percurso diário nos deparamos com todo tipo de tecnologia e em diversas complexidades. No ritmo acelerado do dia a dia, seja como negociante ou cliente, nos esquecemos do quanto a tecnologia está constantemente mediando os atos de vendas.
Atentar-se a esse fato é um passo crucial para o desenvolvimento de qualquer empresa. Como não são todas as ferramentas que fazem isso da melhor forma, é preciso, portanto, conhecer bem as especificidades de cada uma e como elas se encaixam na sua dinâmica empresarial. Dominando a tecnologia, seu negócio estará um passo adiante para o sucesso.
Quer saber como usá-la a seu favor para otimizar os processos da sua sempre e, assim, vender mais? Então esse é o post ideal!
Ao se falar de tecnologia é impossível não citar a internet. Ela é um espaço essencial de pesquisa e fidelização de clientes, porque possibilita uma visão ampla de seu público para alcançá-lo com mais facilidade.
As mídias sociais são ferramentas que comprovam isso: no LinkedIn, por exemplo, é onde se encontram informações relevantes de seus clientes. Por ele é mais fácil para sua empresa transmitir seus valores, entender a dinâmica da concorrência, prospectar mais clientes e até mesmo coibir fraudes.
Além disso, devemos considerar a rotina acelerada que dificulta encontros presenciais. Portanto, é essencial para qualquer empresa o uso de ferramentas de mensagem instantânea para otimizar ainda mais o contato com o cliente. Existem também programas de videoconferência que podem ser utilizados para viabilizar reuniões não-presenciais, tais como o Skype e o Google Hangouts.
Não só na relação com os clientes, a tecnologia virtual também possibilita uma melhor comunicação interna na sua empresa. Nesse sentido, os aparatos tecnológicos são essenciais para agilizar os processos que muitas vezes prejudicam o tempo hábil de trabalho.
O Whatsapp, por exemplo, é uma ferramenta de mensagens instantâneas com a função grupo que pode otimizar a comunicação entre os membros. Há também o aplicativo Slack, com a mesma função, mas que pode ser uma boa alternativa caso sua empresa busque um utilitário mais profissional.
Existem também aplicativos de organização, como o Trello e o Wunderlist, que são úteis tanto para a organização pessoal do membro quanto para que seus líderes possam acompanhar melhor o andamento dos projetos e desempenho da equipe.
Ademais, esse tipo de aplicativo é indispensável na organização administrativa da empresa: as planilhas, por exemplo, possibilitam o melhor planejamento de gastos, elaboração de metas e acompanhamento de membros.
É importante notar que além de potencializar as vendas, a tecnologia nesse caso também diminui gastos com transporte, por exemplo, além de poupar o tempo gasto para reunir toda a equipe. Esse tempo de deslocamento e reunião poderá ser utilizado proveitosamente dentro dos projetos, tornando sua empresa mais produtiva e organizada, propiciando mais vendas!
Não podemos nos esquecer de como a tecnologia pode ser não somente um recurso, mas a principal ferramenta para potencializar suas vendas. Para 2017 a previsão é que o setor de e-commerce alcance R$ 59,9 bilhões, 15% a mais que no ano anterior, segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).
Alguns podem achar que o e-commerce é complicado e demanda investimentos altos, mas vender online não exigirá, necessariamente, um grande desembolso da sua empresa. O Facebook, por exemplo, possui hoje uma opção de loja virtual que funciona vinculada à página da sua empresa na plataforma. Essa é uma alternativa prática e econômica que atrela diferentes tecnologias, tanto a de e-commerce quanto a de mídias sociais.
A tecnologia é uma peça indispensável na composição de uma empresa contemporânea. Desde a comunicação interna até a relação com o cliente, os aparatos tecnológicos vão mediar os processos e torná-los mais fáceis, principalmente se usados da maneira correta. Investir em mídias sociais e aplicativos de organização administrativa e de tempo são, portanto, apenas os primeiros passos para um bom aproveitamento tecnológico da sua empresa.
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