Para se obter um negócio de sucesso, é fundamental conhecer as pessoas às quais você deseja atingir, ou seja, seu público. A pesquisa de público serve para conhecer de forma mais aprofundada os potenciais consumidores de seu produto ou serviço, a fim de que você se comunique melhor com eles.
Uma estratégia eficaz e mais palpável para entender o público de um negócio é a criação de uma Buyer Persona, que consiste basicamente na criação de um cliente ideal para determinada empresa. Entretanto, a pesquisa de público não se limita a isso: ela reúne dados quantitativos e qualitativos sobre os clientes desejados, fornecendo uma análise mais abrangente do seu público.
Quer saber a diferença entre Público-alvo e Buyer Persona? Dá uma olhada neste texto que a gente fez pra você!
Se você já tem um empreendimento estabelecido no mercado mas sua quantidade de clientes está insatisfatória, a pesquisa de público é uma boa estratégia para analisar se seu público mudou e se seu negócio não acompanhou esta evolução.
Dependendo dos resultados obtidos, é necessário a realização de uma reavaliação da comunicação da sua empresa que seja de acordo com os novos comportamentos dos clientes.
Já os empreendimentos que estão em seus estágios iniciais devem atribuir uma fundamental importância à pesquisa de público, uma vez que esta análise irá orientar todas as suas estratégias comunicacionais, auxiliando-os em um impacto mais certeiro dos clientes ideais. Essa estratégia poupará gastos posteriores com ações que não atingiriam as pessoas certas.
Ao realizar a pesquisa de seu público-alvo, você pode optar por fazer um levantamento de dados quantitativos ou qualitativos, ou, melhor que isso, utilizar os dois tipos de dados para obter um panorama mais completo de seus potenciais clientes.
Os dados quantitativos consistem em dados numéricos sobre o público que você deseja atingir, sejam estes: faixa etária, a porcentagem deste público que cultiva determinado hábito, a parcela de homens e mulheres, etc. Esses dados são de extrema importância pois fornecem informações exatas sobre seu público, dando uma base objetiva e sólida sobre ele, livre de subjetivismos.
É muito importante não definir seu público a partir de “achismos”, e sim se basear em informações concretas e comprovadas. Os dados quantitativos são esta base exata para fundamentar sua pesquisa.
É imprescindível ressaltar que dados quantitativos de nada adiantam se não forem interpretados. A partir dos dados numéricos coletados na pesquisa de público, o empreendedor deve refletir: o que isso me diz sobre o meu público? Como posso usar este dado a meu favor?
Vamos dar um exemplo: durante uma pesquisa de público, o dono de uma cervejaria observa que 70% dos consumidores de cerveja preferem degustar a bebida em uma caneca personalizada para esse fim. Através desta informação, ele conclui que deve investir em copos atrativos para seu público em seu estabelecimento. Ou seja, através de um dado quantitativo, o empreendedor pensou em uma ação para tornar seu negócio mais atraente para o público.
Já os dados qualitativos dizem respeito à personalidade, aos gostos e aos hábitos do público de forma mais “humanizada”, ou seja, sem resumir as pessoas a números. Esses dados correspondem ao que determinado grupo costuma consumir, o que faz em seu tempo livre, o que não gosta em um produto ou serviço, o que procura no mercado, quais são suas necessidades, etc. Cabe ao empreendedor observar quais dados são relevantes para entender melhor seu público.
Há diferentes métodos que podem ser utilizados na realização da pesquisa de público, ou seja, diferentes formas de se obter as informações sobre seus clientes. Seguem abaixo algumas das possibilidades:
O mundo virtual facilitou em muito a obtenção de informações, e pode te ajudar a encontrar dados não apenas sobre seus clientes, mas também sobre a concorrência do seu negócio. Mas atenção: certifique-se de que as informações sejam de fontes confiáveis. Procure sempre se informar por sites de confiança e competência comprovadas, como o do IBGE, os de órgãos públicos, instituições renomadas, etc.
Estes, que podem ser enviados virtualmente ou entregues pessoalmente, devem conter perguntas objetivas para não dispersar as pessoas, ao mesmo tempo em que devem te fornecer respostas relevantes. Por isso, atenção na hora de elaborar as questões. Também procure enviar os formulários ao máximo de pessoas possível, a fim de analisar um panorama maior do seu negócio.
Este método é, sem dúvida, um dos mais recomendados e eficazes, afinal, nada melhor para conhecer seus clientes do que ter uma boa conversa com eles. A vantagem da conversa cara a cara é que você pode observar a expressão, os gestos, a entonação da pessoa, e todos estes fatores são muito importantes para entender seu modo de ser e, consequentemente, suas preferências de consumo. Por isso, não hesite em conversar com seus clientes (ou potenciais clientes) sobre seu produto ou serviço, mesmo que seja de uma forma indireta.
Caso você ainda tenha muitas dúvidas sobre a pesquisa de público e queira uma análise de quem entende melhor do assunto, pode contar com a ajuda de um profissional da comunicação, que utilizará toda a sua experiência de mercado a favor do seu empreendimento.
Com todas estas informações, fica bem mais fácil realizar uma pesquisa de público certeira para alavancar o seu negócio e oferecer um serviço/produto de qualidade aprovada!
Agora você já sabe e compreende quem é o seu público, mas você sabe qual a melhor maneira de se comunicar com ele? Usar o tom certo de acordo com quem você quer atingir pode ser a chave do sucesso, e a gente te conta tudo sobre isso aqui!
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