Distribuição de brindes: entenda a importância dessa prática para o seu marketing

Rate this post

Uma verdade: todos nós, independente de idade, amamos ganhar brindes. Essa estratégia de propaganda, além de agradar a seus clientes, serve como fator consolidador da marca, ajudando na memorização dela em seu público.

Brindes são peças presenteadas, regalos, parte de um marketing promocional que visa divulgar seu negócio por meio de objetos que também serão úteis ao cliente. Nesse artigo, contaremos um pouco mais sobre os brindes, e como utilizá-los para melhorar o relacionamento empresa-público de sua marca.

O que pode ser um brinde?

Embora seja difícil tachar com certeza o que pode ou não se tornar brinde, é visto que alguns objetos são comumente usados, sendo boas escolhas para o marketing promocional. Veremos aqui alguns exemplos:

  • Canetas
  • Blocos de notas
  • Balas e chocolates
  • Calendários
  • Chinelos
  • Garrafinhas, copos e canecas
  • Chaveiros

Outros tipos interessantes de brindes são pen drives, necessaires, mochilas, ecobags, e estojos. Também vemos brindes promocionais, como cupons de desconto e ingressos para eventos, sendo para cinema um tipo bastante comum.

O brinde certo para o público certo

Na hora de escolher qual utilizar, é importante pensar em seu público e qual objeto seria mais aplicável a ele.

Por exemplo, a estratégia de memorização de uma marca em um grupo de crianças provavelmente será diferente de um grupo de adultos, e não estudar essa diferença pode não atingir o objetivo de ajudar em seu relacionamento com tais grupos.

Portanto, como em toda boa estratégia de marketing, é imprescindível fazer o estudo do público

Quando e por que devo investir em brindes?

Muitas marcas utilizam desse recurso quando estão em seu início, visando firmar seu nome com uma possível clientela. Também é possível distribuí-los em eventos e festivais, ou em uma corriqueira ida ao supermercado.

Dias comemorativos são uma boa estratégia. Diversos negócios presenteiam em datas como dia das mães, Páscoa, Natal e etc, distribuindo brindes relacionados à data e mostrando seu cuidado com os clientes, ao se lembrar deles nesse dia especial.

Embora pareça simples, essa estratégia de marketing possui inúmeras possibilidades e vantagens. Como citado anteriormente, ela ajuda na memorização da marca de maneira que será útil ao público e, visto a infinita possibilidade de brindes existentes, de forma personalizada também.

Juntando utilidade e personalização, é possível fazer com que o cliente se sinta único e especial, interferindo positivamente no relacionamento dele com seu negócio. Assim, é possível propagar sua empresa e ainda deixar o público se sentindo satisfeito e valorizado, características muito importantes na relação entre marca e consumidor atualmente.

Desse modo, une-se o útil ao agradável, fazendo publicidade de maneira diferente, única e criativa, saindo um pouco das propagandas tradicionais e melhorando sua imagem no mercado.

Como já te contamos, você precisa conhecer profundamente seu público para que sua estratégia de brindes seja eficaz. É aí que entram as buyer personas! Quer saber mais sobre elas e porque são tão importantes na sua relação com o consumidor? É só clicar aqui.

Redator da Cria

Recent Posts

3 erros que prejudicam suas vendas na Black Friday

A Black Friday é uma oportunidade única, mas para aproveitá-la é preciso ser estratégico. Confira…

7 horas ago

A importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas

Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…

1 semana ago

Como o fascínio da Geração Z pela nostalgia influencia as marcas

Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…

2 semanas ago

Consultoria de Marca: o caminho para transformar sua empresa

Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…

3 semanas ago

Como impulsionar as vendas no Halloween

A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…

4 semanas ago

Naming: a estratégia de reconhecimento de marca

A escolha do nome de uma marca não é aleatória, mas um processo estratégico que…

1 mês ago