O que uma tipografia pode dizer sobre sua marca

Rate this post

Na hora de desenvolver uma marca, muitas vezes damos mais atenção ao símbolo gráfico que vai compor o design do que à tipografia escolhida para integrar sua identidade visual. Mas você já parou pra pensar que a tipografia pode transmitir muito mais do que uma boa estética?

Além de ser o elemento chave para posicionar uma marca dentro de sua estratégia de marketing, ela pode transmitir diferentes sensações de acordo com a forma com a qual sua empresa quer se conectar com as pessoas.

Os diferentes tipos e como utilizá-los

Tipografia não é nada mais do que a arte de compor e imprimir tipos. No entanto, dentro desse universo da composição existem inúmeras variações que fazem toda a diferença, seja para compor um logotipo como para criar uma arte divertida para as redes sociais. Por isso, é super importante saber identificar cada uma delas de acordo com suas funções.

Tipografia com serifa

As serifas são encontradas na base e no topo de alguns tipos. Geralmente tipografias com serifa são utilizadas para textos longos pois elas ajudam a guiar o olhar do leitor sem que ele perca nenhuma informação. Você vai encontrar esses tipos em jornais e revistas.

 

Além disso, quando utilizadas em logotipos, as serifas servem para gerar um ar de autoridade por parte da empresa. Um exemplo disso é o logotipo de empresas como a Victoria’s Secret.

Tipografia sem serifa

Conhecidas como “sans-serif”, essas fontes são muito utilizadas para a exibição de material digital , já que promovem sensação de clareza e maior legibilidade para títulos, destaque de informações, apresentações de slides e layouts de todos os tipos.

Alguns exemplos são: Futura, Open Sans, Helvetica, Aller;

Display

São todas as fontes com aspectos decorativos, formas, desenhos e detalhes. São vistas também como fontes “fantasia” por possuírem símbolos típicos de algumas datas. Esses tipos devem ser usados bem raramente, para compor o design de cartazes, embalagens e formatos que não dependem de muita legibilidade.

 

Script

As fontes Script são conhecidas por imitar a caligrafia. São fontes que possuem glifos (detalhes rebuscados nas hastes superiores e inferiores) e são utilizadas no design de convites , pois transmitem classe, elegância e um ar de antiguidade.

Saiba combinar

Mais importante do que entender as funções de cada tipografia, é saber combiná-las. Bons layouts são criados a partir de uma mistura de tipos e elementos que formam a identidade visual de uma marca.

E para isso nem precisa ir muito além. O Designer Mão de Vaca preparou um guia de como combinar tipografias do Google Fonts para criar layouts marcantes que pode te ajudar!

Quer saber mais sobre tipografia e outras formas de compor um layout? Se inscreva na 

nossa Newsletter e receba conteúdos novos sobre comunicação!

Redator da Cria

Recent Posts

3 erros que prejudicam suas vendas na Black Friday

A Black Friday é uma oportunidade única, mas para aproveitá-la é preciso ser estratégico. Confira…

3 dias ago

A importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas

Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…

1 semana ago

Como o fascínio da Geração Z pela nostalgia influencia as marcas

Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…

2 semanas ago

Consultoria de Marca: o caminho para transformar sua empresa

Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…

3 semanas ago

Como impulsionar as vendas no Halloween

A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…

1 mês ago

Naming: a estratégia de reconhecimento de marca

A escolha do nome de uma marca não é aleatória, mas um processo estratégico que…

1 mês ago