Na hora de desenvolver uma marca, muitas vezes damos mais atenção ao símbolo gráfico que vai compor o design do que à tipografia escolhida para integrar sua identidade visual. Mas você já parou pra pensar que a tipografia pode transmitir muito mais do que uma boa estética?
Além de ser o elemento chave para posicionar uma marca dentro de sua estratégia de marketing, ela pode transmitir diferentes sensações de acordo com a forma com a qual sua empresa quer se conectar com as pessoas.
Tipografia não é nada mais do que a arte de compor e imprimir tipos. No entanto, dentro desse universo da composição existem inúmeras variações que fazem toda a diferença, seja para compor um logotipo como para criar uma arte divertida para as redes sociais. Por isso, é super importante saber identificar cada uma delas de acordo com suas funções.
Além disso, quando utilizadas em logotipos, as serifas servem para gerar um ar de autoridade por parte da empresa. Um exemplo disso é o logotipo de empresas como a Victoria’s Secret.
Conhecidas como “sans-serif”, essas fontes são muito utilizadas para a exibição de material digital , já que promovem sensação de clareza e maior legibilidade para títulos, destaque de informações, apresentações de slides e layouts de todos os tipos.
Alguns exemplos são: Futura, Open Sans, Helvetica, Aller;
São todas as fontes com aspectos decorativos, formas, desenhos e detalhes. São vistas também como fontes “fantasia” por possuírem símbolos típicos de algumas datas. Esses tipos devem ser usados bem raramente, para compor o design de cartazes, embalagens e formatos que não dependem de muita legibilidade.
As fontes Script são conhecidas por imitar a caligrafia. São fontes que possuem glifos (detalhes rebuscados nas hastes superiores e inferiores) e são utilizadas no design de convites , pois transmitem classe, elegância e um ar de antiguidade.
Mais importante do que entender as funções de cada tipografia, é saber combiná-las. Bons layouts são criados a partir de uma mistura de tipos e elementos que formam a identidade visual de uma marca.
E para isso nem precisa ir muito além. O Designer Mão de Vaca preparou um guia de como combinar tipografias do Google Fonts para criar layouts marcantes que pode te ajudar!
Quer saber mais sobre tipografia e outras formas de compor um layout? Se inscreva na
nossa Newsletter e receba conteúdos novos sobre comunicação!
A Black Friday é uma oportunidade única, mas para aproveitá-la é preciso ser estratégico. Confira…
Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…
Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…
Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…
A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…
A escolha do nome de uma marca não é aleatória, mas um processo estratégico que…