4 empresas que usaram o endomarketing a seu favor

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As empresas estão se tornando cada vez mais presentes em nossas vidas e na de nossos membros. Como passamos grande parte do nosso tempo nos dedicando ao trabalho é importante traçarmos estratégias para que esses momentos se tornem produtivos, prazerosos e motivadores.

Imagine um escritório de advocacia onde seus funcionários estão sempre desmotivados e não compreendem seu propósito de trabalhar ali. Esse descontentamento não só será prejudicial para o clima e a visão interna da empresa. Afinal, ele irá também afetar sua imagem externa. Os mesmos membros que atenderão seus clientes podem acabar transmitindo de maneira prejudicial uma visão que têm de sua empresa para outras pessoas.

Mas não se preocupe, existem algumas maneiras de mudar essa realidade, e uma delas é o endomarketing, prática muito utilizada nos dias de hoje.

O que é Endomarketing?

Endomarketing é um conceito relacionado a práticas de marketing que promovem uma melhor visão interna da empresa. Ou seja, trata-se de um trabalho em prol de uma equipe mais motivada que, ao se sentir melhor em seu ambiente de trabalho, irá se tornar uma promotora de sua marca.

Além disso, são ações que muitas vezes demandam pouco investimento e trazem muito retorno. Desde alinhamento com a empresa, até membros que trabalham com um propósito forte, o endomarketing tem sido muito utilizado atualmente.

Vender a empresa para dentro. Essa frase pode simplificar o conceito de Endomarketing, no entanto, é importante entender que ele faz muito mais do que isso e traz diversas vantagens para as empresas que o adotam.

Vantagens

– Equipe alinhada entre si e com a instituição

Com apenas algumas ações de Endomarketing é possível promover uma maior integração entre seus membros, pois eles vão entender que trabalham por um propósito em comum. Isso beneficia também o rendimento na instituição, pois uma equipe que entende sua missão será mais estimulada a trabalhar melhor e mais rápido.

– Motivação

Um dos maiores problemas que as empresas sofrem são membros desmotivados. A prática de marketing discutida aqui pode resolver isso. Pois tem como fundamento a valorização de membros e seu reconhecimento como parte essencial da empresa.


– Sentimento de dono

Uma das possibilidades do marketing interno é o fortalecimento dos valores da empresa. Ou seja, quando um membro entende bem a cultura que ele está sendo inserido sua identificação com a empresa é facilitada. Esse sentimento fará com que a equipe pense em um bem coletivo, assim como um proprietário, e não somente nos trabalhos que devem ser entregues.

– Melhora na imagem da empresa

A longo prazo o endomarketing pode sim trazer uma visibilidade positiva. A partir de uma boa visão interna de seus membros, é natural que isso também seja transmitido externamente.

Vale lembrar que isso não acontece só porque as pessoas farão uma boa publicidade de seu negócio, mas também porque trabalhadores motivados e estimulados ficam em destaque. O que acaba por chamar a atenção tanto de clientes quanto de possíveis funcionários.

 

Endomarketing na prática

Agora que você já entende os benefícios e o porquê investir em endomarketing em sua empresa, vamos ver como isso acontece na prática. Aqui vão algumas empresas que se destacaram ao inovar nessa estratégia!

Cianet

Uma empresa que tem foco em propor soluções de telecomunicações e possui um portfólio que trabalha com altas tecnologias é a  Cianet. Ela tem sido reconhecida internamente como motivadora e estimulante.

Nesse contexto a empresa, em outubro de 2016, queria propor uma campanha de outubro rosa que se destacasse e fugisse do óbvio. A ideia foi unir os membros da empresa e fazer deles a base de tudo.

Assim, a partir de depoimentos dos próprios funcionários a campanha tomou vida e o resultado foi uma equipe mais unida. Com um reconhecimento que ultrapassa as barreiras internas da empresa e com um maior entendimento de seu propósito ali.

Bio-Manguinhos / Fiocruz

Em função da comemoração de 40 anos da Fundação Oswaldo Cruz, a Bio-Manguinhos unidade de produção de vacinas, precisava de um momento marcante. No entanto, devido à problemas financeiros não tinham como investir em algo grandioso.

Diante da situação, a empresa resolveu investir em uma ação de endomarketing que, além de atuar como uma forma de comemoração, iria aproximar as pessoas da instituição à sua história.

 

Os resultados foram os melhores. A partir de uma pesquisa de satisfação ficou claro que os membros estavam orgulhosos de fazer parte da instituição. Além disso, como a ação foi publicada na página do Facebook da empresa, houve um grande envolvimento por parte do público.

Brandili


A Brandili, famosa empresa de roupas infantis, precisava motivar seus membros e reconhecer seu trabalho. Para isso, promoveram o programa Valeu! que fomentava a troca de elogios entre os colegas de trabalho. Ou seja, o programa se baseou em identificar um colega que representava determinados valores da empresa.
Com essa simples iniciativa, o ambiente da empresa melhorou bastante e o número de demissões diminui em 20%. Além disso, a forma como os funcionários trabalhavam mudou, pois eles passaram a ter novo propósito naquele ambiente.


Cria


Para comemorar nosso aniversário de 17 anos, queríamos fazer algo para nossos membros. Nesse sentido, procuramos entender o que a Cria, ao longo de sua história, tinha trazido para as pessoas que por ali passaram.

O resultado, mostrado em vídeo, foi um maior reconhecimento dos membros sobre o que a empresa já havia feito por eles e o porque eles trabalham ali, fortalecendo ainda mais os laços entre a Cria e nossos membros.

Pronto para começar?

O endomarketing pode ser a solução para diversos de seus problemas empresariais e pode ser aplicado de diferentes maneiras. Por se tratar de uma estratégia que pode melhorar sua gestão de marca tanto no âmbito interno quanto no externo, é interessante que você comece a considerar essas práticas em seu ambiente de trabalho.

Se você gostou desse conteúdo e quer ver mais inovações, dá uma olhadinha nesse post e confira outras empresas que também ousaram no marketing e se destacaram!

 

 

Redator da Cria

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