O Facebook é a rede social mais utilizada pelos brasileiros, sendo acessada por quase 102 milhões de pessoas mensalmente. Com o aumento do acesso e da necessidade de criar um ambiente único para cada usuário, a empresa criou um algoritmo responsável pela seleção de quais conteúdos irão aparecer no seu feed. Mas por que isso acontece?
É uma ferramenta utilizada pela empresa para selecionar quais posts irão compor o seu feed de notícias. O Facebook é uma plataforma de mídia, ou seja, funciona como um espaço de divulgação e compartilhamento de conteúdo de forma a fazer com que mais pessoas tenham acesso a ele.
Acontece que, com o crescimento da rede, a empresa teve que buscar novos caminhos para conseguir capitalizar com o uso dessa mídia e expandir o uso de suas ferramentas, e é aí que o algoritmo entra.
Visando criar um feed personalizado de acordo com os interesses de cada usuário, o Facebook grava seu comportamento em relação às postagens (likes, reações, compartilhamentos, comentários e até mesmo bloqueios em publicações ou dislikes em páginas). A partir disso, ele aprende, aos poucos, quais são seus principais interesses na rede, priorizando assim postagens mais suscetíveis a terem sua atenção para aparecem mais no seu feed.
A partir do momento que o Facebook passa a priorizar certos conteúdos em relação a outros, o alcance orgânico das publicações de Fanpage tende a cair, uma vez que, esse algoritmo tende a priorizar postagens de amigos e familiares, em relação as postagens de páginas que você curtiu.
Além de priorizar posts por relevância de conteúdo, o Facebook passa também a dar mais espaço para os posts patrocinados (aqueles nos quais existe um investimento prévio para que tenham mais alcance). Mesmo podendo pagar para ter alcance, é importante que você se atente para outros pontos importantes, caso queira que a sua estratégia digital continue funcionado:
Para fazer com que o conteúdo da sua Fanpage atraia o público certo, é necessário que você tenha conhecimento prévio sobre com que está lindando. A construção de personas é uma ferramenta importante para entender o comportamento do seu público, bem como encontrar a melhor forma de alcançá-lo.
Não basta apenas saber quem é o seu público. Para fazer com que ele se engaje com o conteúdo da sua página, é preciso produzir um material relevante que, de fato, terá a atenção do seu consumidor.
A construção de um cronograma editorial é um ótimo passo para te ajudar a definir os melhores conteúdos e horários para postagens.
Avaliar os resultados é sempre importante para saber se sua estratégia está dando certo. Se atente para os dados sobre alcance orgânico e veja os principais tipos de conteúdo, formatos e horários que estão gerando maior alcance.
A análise de métricas também é essencial para testar novos modelos de conteúdo. Por isso, é importante sempre testar horários e dias diferentes de postagens, bem como formatos e tipos de conteúdo diferentes. Com isso, você irá, aos poucos, ver quais são os tipos de conteúdo e horários que mais trazem resultado e engajamento para sua página.
Além de se atentar e ter um bom planejamento para sua estratégia digital, vou te apresentar outras dicas legais para utilizar o algoritmo do Facebook a seu favor:
Agora que você já sabe mais sobre o algoritmo do Facebook, é hora de saber utilizá-lo ao seu favor. Seguindo as dicas apresentadas, você saberá a melhor forma de apresentar conteúdos relevantes para seu público e, consequentemente, terá maiores chances de conseguir um maior engajamento na sua Fanpage. Legal né?
Para saber mais sobre o Facebook e como anunciar sua página, leia esse texto aqui!
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