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O que é o algoritmo do Facebook e por que você deve se atentar para ele em sua estratégia digital?

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O Facebook é a rede social mais utilizada pelos brasileiros, sendo acessada por quase 102 milhões de pessoas mensalmente. Com o aumento do acesso e da necessidade de criar um ambiente único para cada usuário, a empresa criou um algoritmo responsável pela seleção de quais conteúdos irão aparecer no seu feed. Mas por que isso acontece?

O que é esse algoritmo?

É uma ferramenta utilizada pela empresa para selecionar quais posts irão compor o seu feed de notícias. O Facebook é uma plataforma de mídia, ou seja, funciona como um espaço de divulgação e compartilhamento de conteúdo de forma a fazer com que mais pessoas tenham acesso a ele.

Acontece que, com o crescimento da rede, a empresa teve que buscar novos caminhos para conseguir capitalizar com o uso dessa mídia e expandir o uso de suas ferramentas, e é aí que o algoritmo entra.

Visando criar um feed personalizado de acordo com os interesses de cada usuário, o Facebook grava seu comportamento em relação às postagens (likes, reações, compartilhamentos, comentários e até mesmo bloqueios em publicações ou dislikes em páginas). A partir disso, ele aprende, aos poucos, quais são seus principais interesses na rede, priorizando assim postagens mais suscetíveis a terem sua atenção para aparecem mais no seu feed.

E o que isso pode afetar a minha estratégia digital?

A partir do momento que o Facebook passa a priorizar certos conteúdos em relação a outros, o alcance orgânico das publicações de Fanpage tende a cair, uma vez que, esse algoritmo tende a priorizar postagens de amigos e familiares, em relação as postagens de páginas que você curtiu.

Além de priorizar posts por relevância de conteúdo, o Facebook passa também a dar mais espaço para os posts patrocinados (aqueles nos quais existe um investimento prévio para que tenham mais alcance). Mesmo podendo pagar para ter alcance, é importante que você se atente para outros pontos importantes, caso queira que a sua estratégia digital continue funcionado:

  1. Conheça bem o seu público

Para fazer com que o conteúdo da sua Fanpage atraia o público certo, é necessário que você tenha conhecimento prévio sobre com que está lindando. A construção de personas é uma ferramenta importante para entender o comportamento do seu público, bem como encontrar a melhor forma de alcançá-lo.

  1. Invista em conteúdo relevante

Não basta apenas saber quem é o seu público. Para fazer com que ele se engaje com o conteúdo da sua página, é preciso produzir um material relevante que, de fato, terá a atenção do seu consumidor.

A construção de um cronograma editorial é um ótimo passo para te ajudar a definir os melhores conteúdos e horários para postagens.

  1. Não se esqueça das métricas!

Avaliar os resultados é sempre importante para saber se sua estratégia está dando certo. Se atente para os dados sobre alcance orgânico e veja os principais tipos de conteúdo, formatos e horários que estão gerando maior alcance.

A análise de métricas também é essencial para testar novos modelos de conteúdo. Por isso, é importante sempre testar horários e dias diferentes de postagens, bem como formatos e tipos de conteúdo diferentes. Com isso, você irá, aos poucos, ver quais são os tipos de conteúdo e horários que mais trazem resultado e engajamento para sua página.

Outras dicas importantes!

Além de se atentar e ter um bom planejamento para sua estratégia digital, vou te apresentar outras dicas legais para utilizar o algoritmo do Facebook a seu favor:

  • Use vídeos: a rede prioriza conteúdo em formato de vídeos, principalmente aqueles veiculados na própria plataforma. Por isso, usar esse formato de conteúdo é uma boa estratégia para sua pá
  • Facebook Live: Além da postagem de vídeos, você pode também utilizar a ferramenta do Facebook Live, em que se pode criar vídeos ao vivo. Essa ferramenta é uma ótima estratégia de conteúdo, além de ser bem valorizada pela rede na hora de ranquear no feed de notí
  • Saiba a melhor forma de utilizar o alcance pago: não basta patrocinar todo e qualquer post da sua página! Até na hora de escolher em qual post investir, é importante saber que tipo de conteúdo tem mais chances de ser relevante para sua persona. Por isso é importante sempre acompanhar as métricas e saber qual tipo de conteúdo é mais propenso a ter a atenção do seu pú

Coloque a mão na massa!

Agora que você já sabe mais sobre o algoritmo do Facebook, é hora de saber utilizá-lo ao seu favor. Seguindo as dicas apresentadas, você saberá a melhor forma de apresentar conteúdos relevantes para seu público e, consequentemente, terá maiores chances de conseguir um maior engajamento na sua Fanpage. Legal né?

Para saber mais sobre o Facebook e como anunciar sua página, leia esse texto aqui!

Redator da Cria

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