Em um processo de vendas, o comportamento do vendedor faz toda a diferença na relação com o cliente. Quem nunca “quebrou um gelo” conversando sobre assuntos cotidianos antes de qualquer negociação? Seguindo esse pensamento, nada melhor do que incluir a ciência que estuda a mente humana, a Programação Neuro Linguística, para facilitar tal prática.
Com a PNL podemos adaptar nossas relações a um nível que gere empatia e confiança entre vendedor e cliente. Essa tática se chama Rapport, nome de origem francesa – em tradução livre, significa “criar uma relação”.
Rapport acontece quando há uma boa relação entre ambas as partes que estão conversando. Seja devido a uma boa conversa ou uma reunião que fluiu de maneira natural e confortável, tendo gestos e maneiras de falar bem aproximadas.
Essa conexão é a base para qualquer confiança, evitando futuras objeções e até mesmo possibilitando vendas a um prazo futuro, ajudando, assim, na fidelização de clientes.
Por ser algo ilustrado e refletido na linguagem corporal, o rapport é uma tática de persuasão feita de maneira sutil e não deve ser percebida por quem está conversando. É comum ser utilizada em vendas, mas também em relacionamentos interpessoais e em conquistas amorosas.
Resumidamente, para transformar suas vendas! Criar uma relação amigável e emocional com seu consumidor é mais do que facilidade de contato e confiança, até porque, as pessoas gostam de comprar, mas não gostam de ter algo sendo vendido para elas. Manter uma relação equilibrada traz a sensação de ajuda, conselho e disposição, e não de mais uma venda sendo feita.
Alguns gestos são fundamentais para iniciar a prática, que age diretamente no subconsciente de quem ouve. Eles são:
Além dos gestos e da maneira de se portar, gerar identificação é indispensável. Você sabia que uma pessoa decide sua primeira impressão nos primeiros segundos de encontro?
Por isso é importante analisar como seu cliente age: se ele fala rápido, fale rápido também, se ele fala baixo, abaixo um pouco seu tom. Além disso, pode ser espelhado postura, modo de deixar as mãos e pernas e até mesmo sua gesticulação.
Novamente: seja sutil! É muito desconfortável que a pessoa perceba que você está sendo imitada. É algo que deve ser imperceptível, no subconsciente. Persuasão é algo que deve sempre acontecer no subconsciente da pessoa.
Uma dica interessante é utilizar as mesmas palavras que a pessoa usa. Num caso de um cliente, por exemplo, caso ele use um termo tecnicamente errado – como “logomarca”- utilize do mesmo jeito. Além disso, foque no estilo de fala dele, podendo ser mais formal, mais simples ou casual.
Todas essas maneiras de agir e táticas de Rapport proporcionam uma relação harmônica e confortável para ambas partes. Afinal, nós confiamos em quem se parece conosco, ou seja, em quem temos uma relação em comum! Transforme, então, suas vendas com muito mais confiança, credibilidade e proximidade.
Boa negociação!
Gostou do texto e quer mais dicas sobre o processo de vendas? Saiba como passar credibilidade para seu público
A Black Friday é uma oportunidade única, mas para aproveitá-la é preciso ser estratégico. Confira…
Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…
Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…
Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…
A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…
A escolha do nome de uma marca não é aleatória, mas um processo estratégico que…