Mídia

Como o acompanhamento de projetos pode ajudar sua empresa

Rate this post

As empresas estão sempre trabalhando em um ritmo acelerado e em alguns momentos isso pode resultar em uma forte desorganização por parte dos funcionários.

Quando falamos de projetos, a história não muda muito, por isso gerenciar e acompanhar os projetos que rodam dentro da sua empresa é um processo indispensável.

Mas afinal, o que é considerado um projeto?

Um projeto é um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo e destinadas a produzir um produto, serviço ou resultado únicos. Essa atividade tem prazo e orçamento pré-definidos pelo gerente do projeto em conjunto com a equipe que vai executá-lo.

O projeto segue as principais etapas: início, planejamento, execução, monitoramento e controle, e por fim o encerramento. Além disso, a presença de um gestor do projeto é extremamente necessária em cada um desses processos que iremos detalhar abaixo:

1- Início:

É função do gerente do projeto avisar a equipe que o projeto vai se iniciar. Em alguns casos apenas um e-mail é necessário, mas em outros um contrato deve ser assinado. Nos dois casos, ou em qualquer outro, o gestor deve estar presente intermediando a situação.

2- Planejamento:

Juntamente com a equipe selecionada, o gerente deve estabelecer prazos e estratégias para o projeto ser executado. É função dele definir o que é viável para a empresa e para os funcionários, sempre visando uma boa realização do projeto, o desenvolvimento dos membros envolvidos e, em muitos momentos, o lucro da empresa.

 

3- Execução:

O gestor precisa assegurar que tudo está devidamente pronto para o projeto começar a rodar, se todos os membros da equipe estão cientes de tudo, se todos os recursos se encontram à disposição, etc.

4- Monitoramento e Controle:

Provavelmente essa é uma das partes mais importantes do projeto: acompanhar de perto tudo que está acontecendo e julgar se as etapas estão sendo concluídas com sucesso e dentro dos prazos estabelecidos. É de extrema importância que o gestor esteja 100% por dentro de todos os processos, além de estar à disposição para resolver qualquer problema.

5- Encerramento:

Por fim, é função do gestor finalizar o projeto. Ele deve averiguar se tudo foi cumprido com excelência e se houve satisfação em relação ao projeto realizado, além de avisar a equipe sobre o fim do projeto e assinar possíveis documentos.

Após definir bem todos esses processos do projeto é possível visualizar a importância de gerenciar e acompanhar os projetos dentro da empresa.

Passar por esses cinco processos básicos, entretanto, não é o suficiente. Existem outras estratégias para o gerenciamento de projetos que valem a pena serem apontadas, como:

Dedique tempo à comunicação interna

Nunca se esqueça: quando a equipe não sabe muito bem o que está acontecendo no projeto ou quando algo está saindo do planejamento, começam a surgir boatos e fofocas.

Essa situação pode prejudicar o projeto de várias formas. Assim, o gerente deve evitá-la a qualquer custo. Ser transparente e aberto com a equipe são características muito valorizadas em um gestor e que melhoram muito a comunicação interna durante o projeto.

Detalhe os projetos

Defina os detalhes do projeto: esse é um processo que não pode faltar na etapa de planejamento. Nesse momento um escopo do que deve e do que não deve ser feito ao longo do projeto deve ser definido, sempre se atentando aos detalhes. Colocar prioridades nos processos e destacar os mais essenciais auxilia muito na organização do projeto.

Conheça sua equipe

É muito importante que o gerente do projeto conheça o interesse de todos os envolvidos no processo, não só os dos membros da equipe que vão executar o projeto, mas dos clientes finais.

É complicado contar com o trabalho de alguém desconhecido. Desta forma, é recomendado levar um tempo a mais conversando com os membros, entendendo bem como funciona a forma de trabalhar e de pensar de cada um.

Seja proativo

Provavelmente uma das dicas mais óbvias, porém uma das mais valiosas para um gestor de projetos. A equipe irá se espelhar nas atitudes do gestor, por isso se mostrar uma pessoa com vontade de trabalhar e de resolver problemas rapidamente deixa a equipe motivada para a realização do projeto.

Como vimos no início do texto, um bom gerenciamento de projetos determina a organização de uma empresa, por isso é um processo tão necessário e que merece muita atenção.

Se interessou pelo assunto e quer saber mais informações para manter sua empresa organizada e funcionando com excelência? Dá uma lida nesse  post com dicas de aplicativos para melhorar a comunicação interna da sua empresa! Temos certeza que isso vai te ajudar!

 

Redator da Cria

Share
Published by
Redator da Cria

Recent Posts

Como aumentar suas vendas no período da Páscoa?

Dessa vez quem vai trazer algo é Cria UFMG, leia nosso texto e descubra como…

1 semana ago

Luz, Câmera, Ação: Como engajar no Instagram pelos Reels

Descubra a estratégia por trás dos Reels e gere mais engajamento para a sua marca

2 semanas ago

Comunicação Humanizada: O valor do real no digital

Descubra o que é a comunicação humanizada e como ela pode valorizar sua marca no…

3 semanas ago

Marketing sensorial: Já pensou em sua marca ter som, cheiro e até sabor?

Descubra o poder do marketing sensorial para a sua marca e aprenda que a sua…

4 semanas ago

Sucesso no E-commerce: estratégias para impulsionar as vendas

Garanta o sucesso do seu E-commerce e entenda as estratégias para impulsionar as vendas.

1 mês ago

Marketing Multicanal e o impacto nas Campanhas de Filmes do Oscar

Veja o que é o Marketing Multicanal e como ele impacta no dia a dia,…

1 mês ago