Entender os hábitos de consumo de um cliente é tão importante quanto o resultado das vendas. Afinal, um influencia diretamente o outro. Por trás da realização da compra há um complexo processo de reconhecimento, pesquisa e decisão percorrido pelo cliente.
Portanto, para alavancar suas vendas e desenvolver seu negócio, você precisa compreender o que é e como funciona a jornada do cliente, desde o primeiro contato até a compra do produto.
Podemos conceituar a jornada do cliente como sendo a representação gráfica do percurso percorrido antes, durante e depois da compra e utilização de um produto ou serviço. Ou seja, todas as fases do processo de venda são descritas com base na experiência entre usuário e marca.
A jornada do cliente é constituída por 04 etapas relevantes para a estratégia de converter possíveis compradores em clientes. Para entender melhor, vamos explicar cada uma delas.
Para que esta estratégia seja efetiva no processo de vendas, devemos avaliar algumas questões. Algumas dicas sobre o que considerar antes de recriar a jornada do seu cliente são:
1) Conheça seu público: quais são seus hábitos, vontades e expectativas?
2) Defina a persona: como personificar os valores e posicionamento da marca?
3) Estabeleça pontos de contato: quais canais de comunicação o cliente utiliza?
A partir disso, teremos insumos suficientes para determinar como é o comportamento dos clientes e quais táticas podemos aplicar para alavancar as vendas e melhorar a experiência dos usuários.
Portanto, construir e utilizar a jornada do cliente pode ser um passo à frente para sua marca. Afinal, investir em estratégias de venda é fundamental para o desenvolvimento de qualquer negócio.
Quer saber mais sobre o processo de vendas? Leia nosso texto sobre a fidelização de clientes!
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