O que é a Jornada do Cliente e qual sua importância para as vendas?

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Entender os hábitos de consumo de um cliente é tão importante quanto o resultado das vendas. Afinal, um influencia diretamente o outro. Por trás da realização da compra há um complexo processo de reconhecimento, pesquisa e decisão percorrido pelo cliente.

Portanto, para alavancar suas vendas e desenvolver seu negócio, você precisa compreender o que é e como funciona a jornada do cliente, desde o primeiro contato até a compra do produto.

O que é e como funciona a jornada do cliente?

 

Podemos conceituar a jornada do cliente como sendo a representação gráfica do percurso percorrido antes, durante e depois da compra e utilização de um produto ou serviço. Ou seja, todas as fases do processo de venda são descritas com base na experiência entre usuário e marca.
A jornada do cliente é constituída por 04 etapas relevantes para a estratégia de converter possíveis compradores em clientes. Para entender melhor, vamos explicar cada uma delas.

Mas como criar a jornada do meu cliente?

 

Para que esta estratégia seja efetiva no processo de vendas, devemos avaliar algumas questões. Algumas dicas sobre o que considerar antes de recriar a jornada do seu cliente são:

1) Conheça seu público: quais são seus hábitos, vontades e expectativas?
2) Defina a persona: como personificar os valores e posicionamento da marca?
3) Estabeleça pontos de contato: quais canais de comunicação o cliente utiliza?

 

 

A partir disso, teremos insumos suficientes para determinar como é o comportamento dos clientes e quais táticas podemos aplicar para alavancar as vendas e melhorar a experiência dos usuários.


Portanto, construir e utilizar a jornada do cliente pode ser um passo à frente para sua marca. Afinal, investir em estratégias de venda é fundamental para o desenvolvimento de qualquer negócio.

Quer saber mais sobre o processo de vendas? Leia nosso texto sobre a fidelização de clientes!

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