O sucesso de um empreendimento pode estar ligado a diversos fatores, bem como à quantidade de clientes, ao reconhecimento no mercado e à qualidade do serviço realizado.
Mesmo que esses fatores sejam mais evidentes, é necessário dar a devida atenção às pessoas que estão por trás de seus produtos e serviços: seus funcionários!
Uma empresa também é feita de lucros, prazos e mensurações, mas quem é a base de tudo isso são as pessoas que lá trabalham. Sendo assim, manter uma equipe motivada e empenhada é essencial para que sua empresa alcance os resultados almejados. Pode acreditar: no fim, todos ganham com isso!
Para te ajudar nessa atividade diária, aqui vão 7 ideias incríveis para você motivar sua equipe:
1. Invista em coisas intangíveis:
Claro que o salário e os benefícios no fim do mês fazem a diferença para o funcionário, afinal, também trabalhamos para pagar nossas dívidas. Ainda assim, de nada adianta ter uma conta recheada e não ser feliz no ambiente de trabalho.
Ter uma rotina prazerosa na empresa, construir relações interpessoais interessantes e receber reconhecimento de líderes é algo essencial e que deve ser priorizado!
2. Ofereça suporte ao trabalho:
Um local bem iluminado, tranquilo, silencioso e seguro é fundamental para uma rotina mais prazerosa e produtiva. Além disso, equipamentos adequados, visitas técnicas e treinamentos podem facilitar o trabalho, trazer inovações e desenvolver pessoalmente seus funcionários.
3. Dê feedbacks individuais e em grupos:
Saber o momento e a forma de dar feedbacks é importantíssimo para criar confiança entre um chefe e sua equipe.
Os retornos negativos normalmente são mais comuns e às vezes realmente necessários, mas tente não os transformar em uma cobrança e sim em opiniões sinceras no intuito de ajudar sua equipe.
Vale lembrar: Dar mais feedbacks positivos que negativos motiva e envolve a equipe.
4. Instigue os desejos pessoais:
Procure conhecer as verdadeiras motivações da sua equipe. Saiba os sonhos e desejos pessoais que seus funcionários almejam e os desafie para alcançá-los. Estimule-os a dar o melhor de si e mostre as consequências que podem gerar para o próprio futuro.
5. Defina metas reais e claras:
Assim que você for apresentado como um líder, desafie sua equipe a cumprir as metas que você propôs. Evidencie que você só vai conseguir cumprir as metas que a empresa apresentou com a ajuda deles.
Metas claras e realizáveis são importantes para instigar e fazer seus funcionários acreditarem que você confia neles.
6. Celebre as conquistas da equipe:
Comemorar quando a equipe bate uma meta ou entrega um grande serviço no prazo é uma boa opção para mostrar para seus funcionários que você está preocupado com eles e também está por dentro do que está acontecendo.
Além disso, é um bom momento para os funcionários que tanto se esforçaram durante o serviço, conversarem sobre os erros e acertos do projeto de forma descontraída.
7. Se mostre como referência:
Se apresentar como superior em tom pedante é ruim para você e para sua equipe. Se mostre como parceiro de trabalho, apoie os funcionários e converse de igual para igual.
Ao aproximar sua equipe de você, é possível demonstrar que você, fora do ambiente de trabalho, possui os mesmos problemas que seus funcionários.
Chefes mandões e distantes não se encaixam mais como líderes de empresas.
Gostou dessas dicas? Então assine nossa newsletter para receber dicas incríveis direto na sua caixa de email!
Quero aprender mais sobre cultura empresarial.