Como um slogan pode ser o ponto chave para seu sucesso

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Dizem que a marca é a cara do negócio, mas e quanto ao slogan? Ele é uma peça chave tão importante quanto o nome para atrair clientes, servindo como atrativo àqueles que se interessam na sua marca e contando a seus consumidores um pouco dos valores e objetivos de sua empresa.

Nesse artigo, aprenderemos um pouco mais sobre slogans e como utilizá-los, assim como as melhores dicas a serem aplicadas na criação do seu.

Como deve ser um slogan para que ele seja eficiente?

Primeiramente é interessante ressaltar que não existe slogan perfeito: existe o slogan perfeito para você! No entanto, há algumas dicas básicas para ajudarem a criar algo memorável, que fixe sua marca no cliente. Estão entre elas:

  • Não passe ideias equivocadas: seja sempre honesto, enaltecendo as vantagens de seu produto de maneira real.
  • É preciso destacar-se no mercado, ou seja, não se prenda a clichês. Saia do comum!
  • Frases curtas são dinâmicas e sucintas: think different (“pense diferente”, da Apple) ou créative tecnologie (“tecnologia criativa” da Citröen).
  • Frases longas, quando bem empregadas, também cumprem bem sua função de chamar a atenção. Exemplo: faire du ciel le plus bel endroit de la terre (“fazendo do céu o melhor lugar da terra”, antigo slogan da Air France).

Como o slogan deve ser estruturado?

São infinitas as maneiras de estruturar um slogan e, como mencionado acima, é impossível ditar qual a melhor delas. No entanto, é possível perceber padrões mais utilizados por marcas ou empresas, por serem elementos curinga que captam a atenção do cliente e ajudam na fixação da marca. Vejamos alguns casos:

  • Imperativo: amplamente utilizados, os slogans no imperativo interagem diretamente com quem lê, servindo como uma ponte entre a marca e o leitor. Além disso, costumam vir em forma de sugestões, que farão o cliente pensar sobre o que foi proposto. Um exemplo é o slogan da Nike: just do it (“apenas faça”).
  • Perguntas retóricas: assim como os no imperativo, os slogans com perguntas se aproximam do leitor, criando nele uma indagação que o fará refletir sobre seus próprios hábitos. O slogan do evento de TipCOM (Tendências, Ideias e Práticas em Comunicação) de 2016 foi por que não?, deixando um questionamento em aberto que instigava a curiosidade e a reflexão dos participantes.
  • Sequência: os slogans em sequência são aqueles em que palavras de uma mesma linha de pensamento são apresentadas em sequência, sem mais delongas ou conectivos. Costumam ser sucintos, ou seja, levam o leitor direto ao ponto em que a marca quer chegar. São dinâmicos e rápidos, como o bordão popular bom, bonito, barato ou raspou, achou, ganhou, da Raspadinha.

Mas como o slogan ajuda minha marca?

Frases como mais barato, mais barato ou amo muito tudo isso nos levam a marcas específicas, certo? Isso acontece porque, embora possamos não nos lembrar imediatamente das propagandas ou da logomarca, os slogans são facilmente lembrados.

Além disso, como citado anteriormente, o slogan mostra o posicionamento da marca. Vamos tomar o slogan da Cria como exemplo: com movimentando ideias, almejamos mostrar a nosso público que somos uma empresa dinâmica e viva, que está sempre pronta para inovar e criar serviços criativos para nossos clientes.

E você? Já escolheu o slogan de sua empresa? Veja aqui algumas dicas de como melhorar suas redes sociais para atrair ainda mais seu público por meio da tecnologia!

Redator da Cria

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