Já imaginou se uma empresa resolvesse reformar a fachada da sua casa? Ou melhor, se um anjo caísse do céu bem na sua frente? E que tal curtir um trio elétrico com bebida grátis para você e todos os foliões? Pois é, essas são só algumas das ações de marketing de empresas tentando conquistar seu lugar ao sol e no coração do público.
Devido ao grande número de anúncios publicitários que chegam até nós diariamente, as empresas e os profissionais de publicidade e marketing têm buscado cada vez mais inovar em suas campanhas de divulgação.
Eles fazem isso com o intuito de se destacarem em um mercado cada vez mais saturado, competitivo e criativo. Ou seja, a ideia é fugir dos convencionais anúncios online, televisivos e no rádio.
Graças a essas práticas, conceitos como marketing de guerrilha, branded content e campanhas virais têm se tornado cada vez mais familiares aos brasileiros, que estão mais atentos e mais seletivos ao que veem e consomem.
Sendo assim, elas buscam surpreender seu público com iniciativas que os envolvam, por meio de materiais inusitados e locais públicos. Assim, tudo isso é pensado para que eles adotem a campanha e sirvam como mídia espontânea, visto que tudo hoje é compartilhado nas redes sociais.
Essa foi certamente uma campanha de destaque das tintas Coral. Toda a fachada de 56 casas e casarões no Pelourinho, na Bahia, foram revitalizadas. A ação, denominada Tudo de Cor Para Você, além de divulgar a marca, contribuiu para a preservação de um local de grande importância cultural e histórica do país.
Assim, foram usados 3 mil litros de tintas com objetivo de preservar a memória e a beleza do local e, por esse motivo, as cores escolhidas foram as mesmas das construções originais. Além das tintas, a Coral também ofereceu treinamento e orientação técnica à equipe, composta por pintores profissionais e pessoas da comunidade.
Conhecida por suas campanhas modernas e grandiosas, a marca de desodorante masculino AXE resolveu fazer anjos caírem do céu em uma cidade brasileira, que foi escolhida em uma votação online do Facebook.
Na campanha, intitulada de Até os Anjos Cairão, “anjas” caem na terra logo após um rapaz usar o tal perfume AXE Excite, sugerindo que nem mesmo elas seriam imunes ao perfume. As modelos usadas no comercial são da agência internacional Storm Models e o vídeo foi produzido pelo estúdio MJZ. Ao todo foram gastos R$ 14 milhões em marketing.
É quase impossível falar de campanhas inovadoras sem citar a Coca-Cola. A marca é conhecida pelas suas inúmeras ações em público ao redor do mundo. Ela investe pesado quando se trata de conquistar pessoas através da inovação.
Na ação de marketing, Máquina da Felicidade, uma máquina de refrigerantes é colocada em um lugar público, um shopping, por exemplo. Até aí tudo bem, não fosse a surpresa da pessoa ao tentar comprar uma lata da bebida.
De dentro da máquina sai uma mão que presenteava as pessoas que ali passassem. Os presentes distribuídos variavam entre flores, balões em forma de animais e objetos, pirulito para as crianças e claro, a lata de Coca-Cola. Teve até quem dançou com a máquina.
A Netflix, provedora de conteúdo via streaming, é uma das empresas mestres nesse tipo de divulgação, ela emprega itens da cultura pop em suas campanhas por todo o mundo. Por esse motivo, essas campanhas são pensadas separadamente para cada país.
Com o Brasil não foi diferente. No nosso caso, a marca aproveitou o fato de que o público da série Orange Is The New Black é jovem e tem identificação com Inês Brasil, uma personalidade da internet, para divulgar uma de suas temporadas.
A partir disso, esse vídeo teve imensa repercussão no Facebook. Foram milhares de comentários e compartilhamentos deixando claro que a Netflix aplicou o conceito de mídia espontânea no seu público, onde eles, de maneira espontânea, falam da empresa ao invés de ela se auto promover.
A Skol é outra empresa muito conhecida pela grandiosidade das suas ações de marketing. Ela patrocina desde eventos de futebol até festas universitárias.
Ainda assim, é possível notar maior investimento da marca, e até engajamento do público, nas campanhas de carnaval. A empresa não mede esforços quando se trata de nos agradar, sobretudo nessa data.
A empresa já percorreu os mais diversos caminhos, inclusive a promoção de disputas entre repúblicas estudantis, com concurso de marchinhas de carnaval. Assim, no vídeo abaixo ela traz o conselho “aceite os convites da vida que coisas incríveis acontecem”. Esse slogan fez parte de toda a campanha de carnaval, chamada Aperte o On.
A campanha na prática tinha seu início com uma voz convidando pessoas a apertarem um botão no meio da rua sem dizer o que aconteceria a seguir. Assim, no momento em que esse botão é ativado, a rua é inundada por pessoas comemorando com latas de Skol na mão e um carnaval de grande estilo que contava com um trio elétrico, uma bateria de escola de samba, passistas e muitos fogos de artifício.
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