Naming: você dá a importância necessária para o nome da sua empresa?

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Dar nome à uma empresa pode parecer algo simples de se fazer, mas não se engane: esse é um desafio e tanto. Já parou pra pensar o que faz um nome bom? O que faz com que ele seja cativante e relevante para o público?

Um nome carrega mais do que a imagem da empresa; ele carrega seus ideais, propostas e características a serem transmitidas ao público. Para se chegar ao nome ideal, existe um longo processo que deve ser cumprido passo a passo por quem entende do assunto.

O público precisa se relacionar com seu nome.

Antes de pensar no nome em si, é preciso pesquisar para entender seu público. Um nome pode ser considerado bom para certo tipo de cliente, mas ruim para outro, e por isso ele deve conversar com diferentes culturas. Por exemplo, se sua empresa atende ou atenderá um público que em sua maioria não compreende a língua inglesa, não há porquê se aventurar em um nome dessa origem. Lembre-se:, o intuito do nome é dar visibilidade à marca, e não torná-la algo intimidador.

Além disso, atenção à pronúncia, já que ela pode dar outro sentido às palavras dependendo do idioma, da cultura e até mesmo da própria mensagem a ser passada. Um exemplo disso é dar o nome de “Acrescer” a uma clínica de psicologia, por exemplo. A ideia de “acrescentar” se perde em outra possível interpretação quando lida em voz alta: “À crescer”, como se a clínica estivesse em crescimento.

Como representar a sua empresa?

Depois de conhecer seu público, é importante decidir quais características da empresa você quer ressaltar. O nome deve transmitir os valores que tornam sua marca um diferencial no mercado, e para isso é preciso realizar uma análise mercadológica dos concorrentes.

Atendimento personalizado, rapidez na entrega, alta tecnologia, produto ou serviço inovador no mercado; seja qual for o forte da empresa, é interessante deixar essa marca no nome escolhido. Você pode escolher diferentes caminhos para dar tal destaque: através do segmento, da regionalização, do produto, ou do próprio público.

O processo criativo

E as pesquisas não param por aqui. Antes de dar início ao processo de criação, é preciso realizar uma busca de referências que possam auxiliar na elaboração do nome. Tudo que for descoberto durante as pesquisas faz parte do brainstorming e não deve ser desconsiderado, pois pode se consolidar como ideia mais adiante.

Durante a criação, deve-se manter em mente que o nome deve ser único e de preferência curto, que as pessoas se lembrem e saibam falar com facilidade. É preciso saber se o nome pode ser registrado e como ele seria visto em outros países, caso a empresa considere expandir seu alcance. Por isso, o trabalho é, além de criativo, muito técnico. O ramo especializado no assunto é chamado de “naming” e conta com profissionais dedicados exclusivamente a essa tarefa.

A apuração

Mesmo depois de pronto, o nome deve passar por vários testes para saber se sua conotação não se torna negativa em outras regiões do país e do mundo. Outra leva de pesquisas é realizada, e o mercado é minuciosamente analisado para que não haja nenhuma possível má interpretação ou acusação de plágio.

Por fim, aprovado o nome, você tem uma grande parte da identidade de sua marca resumida ali. Um nome de impacto pode alavancar suas vendas, mas um nome ineficaz pode manchar para sempre a imagem de sua empresa. Ele carrega sua marca por quanto tempo seu produto/serviço existir, enquanto outros atributos como cores e logotipos podem precisar de alterações com o passar do tempo.

Sob essa perspectiva, vemos que investir em um serviço de nome é agir estrategicamente a favor de sua empresa. É um trabalho acurado, que exige muita limonada de apenas 26 limões, ou melhor, letras do alfabeto.

Portanto, não negligencie o poder de um nome! Esse pequeno detalhe pode representar uma enorme mudança na visibilidade de sua empresa. Você dá a ele a atenção necessária?

 

Redator da Cria

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