Existe um horário ideal para postar nas redes sociais?

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As redes sociais têm se tornado uma forma de comunicação cada vez mais utilizada pelas empresas para a promoção de sua marca. No entanto, não se trata apenas de alimentar essas mídias sociais aleatoriamente, mas sim de saber otimizar a frequência de postagens para uma maior engajamento do público. Afinal, um conteúdo pode ser muito bem produzido mas não gerará resultado algum se não atingir seu público na hora certa

Ou seja, é essencial pensar sobre o melhor horário para se postar no Facebook, Twitter, LinkedIn, dentre outras. Vamos falar sobre cada uma a seguir.

Quais seriam, então, os horários ideais para postagem?

Diversos estudos são feitos com relação ao momento ideal para postagem. A partir deles, conclui-se que, de maneira geral, existem horários padrão em que o número de acessos e cliques em cada rede social é maior.

Facebook

Primeiramente, é importante evitar postar cedo demais ou tarde demais no Facebook. No geral, o engajamento acelera a partir das 9 da manhã e começa a diminuir depois das 19h, sendo que o horário de pico é 13h. Quanto aos dias, estudos comprovam que, no Brasil, os mais movimentados nessa rede social são os de segunda a quinta-feira.

Twitter

Com a explosão dos Smartphones, essa é uma rede social utilizada tanto em casa quanto no trabalho. O engajamento é flexível, no entanto alguns estudos apontam os horários de intervalo de almoço (13h às 15h, de segunda a sexta) como os melhores para se postar. Também depende do tipo de negócio divulgado: algumas pesquisas afirmam que é melhor postar nos finais de semana, enquanto outras apontam os dias de semana, levando em conta o ramo no qual a empresa atua.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social própria para negócios e vida empresarial, assim passando um tom mais profissional. Dessa forma, publicar de segunda a sexta no horário comercial (9 às 18) é o ideal. Estudos apontam o horário que os usuários começam a trabalhar (9h) como o de maior engajamento, tendo seu pico nas terça-feiras entre 10h e 11h.

Para otimizar ainda mais seu processo de postagem nas redes sociais, separamos algumas dicas que, combinadas com o horário, vão ajudar a destacar sua marca.

Escolha bem suas redes

Cada rede social possui um apelo diferente. É difícil, por exemplo, uma casa noturna alcançar um público jovem se postar muito no LinkedIn e esquecer-se do Twitter e Facebook. Cada empresa deve saber qual rede abrange mais seu público para investir tempo e criatividade de maneira coerente e gerar resultados.

Diversifique seu conteúdo

Busque sempre trazer novidades para seu público. Acompanhe a temporalidade, faça posts que referenciam datas comemorativas e feriados como Carnaval, Natal, Ano Novo, férias, sempre buscando renovar o conteúdo. Busque por infográficos, vídeos, imagens, textos, citações… isso criará mais familiaridade com os usuários e gerará mais engajamento!

Atente-se à sua Buyer Persona

Devemos sempre considerar também a quem está se dirigindo as postagens, e, para isso, há a projeção de um cliente ideal da empresa, chamado de buyer persona. É ela quem vai definir os comportamentos e hábitos do seu público e nortear qual serão os melhores dias e horários para alcançá-los.

Mas será que é tão exato assim?

É bom frisar que os estudos referentes aos melhores horários para se postar não vão abranger todas as particularidades de um público alvo. Eles servem de base, mas é muito importante que cada marca crie um planejamento de postagem e faça testes, verificando quais são os horários de maior engajamento para suas redes sociais.

O que podemos concluir é que o horário ideal para postagens existe, mas envolve diversas variáveis e particularidades, então conheça bem seu negócio, seu público e busque sempre testar!

Redator da Cria

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