Para que uma empresa obtenha sucesso é preciso, além de oferecer bons serviços, conhecer seus clientes. Mas qual a importância de entender sobre quem consome seus produtos ou serviços?
Para determinar o tipo de comunicação a ser utilizada, as maneiras como a seus produtos são divulgados e, até mesmo, a escolha de uma rede social para interagir com seu público, é muito importante que você procure conhecer a fundo seus potenciais clientes.
Assim, para saber quem é seu público é preciso procurar entender dois conceitos extremamente importantes: o Público-alvo e a Buyer Persona.
Mas afinal, o que é público-alvo?
O público-alvo ou público-preferencial é a parcela da população que utiliza seus produtos e serviços. Para determinar seu público-alvo são coletadas diversas informações como sexo, faixa etária, dados socioeconômicos, nível de escolaridade, entre outras informações.
Assim, a partir dessa coleta é definido o público-alvo de uma empresa. Para que fique mais fácil de entender, aqui vai um exemplo: O público-alvo da Imobiliária Home é composto predominantemente por homens, de 25 a 49 anos, casados, com ensino superior completo que pertencem a classe média e alta oriundos da cidade de Belo Horizonte.
Apesar de ter informações importantes, o público-alvo é algo mais geral. Sem características mais específicas sobre os clientes ele pode acabar dificultando a forma como sua empresa deve agir para atender as necessidades de seus consumidores.
Que outro meio utilizar nessa busca?
Como alternativa ao público-alvo, um novo conceito vem sendo muito utilizado no mercado atual: a buyer persona!
O conceito de buyer persona é algo mais específico se comparado com o público-alvo, pois reúne todas as informações obtidas em um ou mais personagens que representem um cliente em potencial para o empreendimento.
A criação da persona surge a partir de coleta de dados e da assimilação de pontos relevantes de algumas pesquisas realizadas. Assim, a personagem, que possui uma história, atribuições de qualidades, ideais e características mais específicas do seu cotidiano, irá facilitar a forma como sua empresa tem se comunicado com seus consumidores.
Como encarar suas Buyer Personas?
Essas Buyer Personas devem ser encaradas como algo que transmite uma exclusividade na comunicação da empresa. Mais um exemplo para ficar ficar claro: na Imobiliária Home após inúmeras pesquisas foi definido o perfil de um cliente em potencial chamado de André.
“O André tem 34 anos, é gerente em um banco, pós-graduado em Administração com uma renda estimada em 13 mil reais. André é recém-casado e gosta de passar o tempo livre com sua esposa frequentando bares e restaurantes. Nos finais de semana gosta de assistir jogos esportivos em bares de cerveja artesanal com os amigos. André costuma frequentar teatros e gosta muito de ler sobre investimento e comércio. Para se sentir mais seguro ao realizar um investimento ou compra, André costuma pesquisar e analisar muito no que e onde investir, dando preferência ao que oferecer o melhor custo-benefício.”
A partir da persona do André, a imobiliária obtém informações para áreas importantes como o tipo de marketing a ser utilizado para esse público, o melhor tom de linguagem, que tipo de meio utilizar para atrair este tipo de cliente, entre outras informações.
Público-alvo vs. Buyer Personas
O público-alvo pode ser de grande auxílio para seu negócio, já que lhe trará de maneira mais ampla informações importantes. Ao ser acompanhado por uma buyer persona, entretanto, é possível trabalhar de maneira mais certeira e exclusiva. Assim, há uma possibilidade de alinhar de maneira mais exata o que deve ou não ser veiculado para atrair os clientes em potencial.
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