O mercado atual é extremamente competitivo, com as empresas batalhando entre si constantemente. Uma competição que antes se baseava no preço mais baixo, hoje se estende a uma enorme quantidade de aspectos: como o consumidor se identifica com os valores da sua empresa, com seu posicionamento social, entre muitas outras possibilidades.
Nesse contexto, é muito fácil se perder no mundo de empresas e marcas disputando espaço e a atenção do consumidor. Por isso, é sempre importante se destacar dos concorrentes e colocar a sua marca como assunto para que ela seja a escolha primordial do seu potencial cliente.
Tendo isso em vista, você já sentiu que talvez sua empresa não está tendo o destaque que merece, ou que você desejaria que tivesse?
Para pensar sobre isso, você precisa sempre analisar os pontos fracos e fortes da sua empresa visando a elaboração de estratégias, sejam estas comunicacionais ou não.
Nosso foco será mostrar para você, empreendedor, como perceber as falhas de sua empresa a partir de sinais que seu negócio pode não estar indo tão bem assim. Para isso, reunimos alguns indícios que mostram que sua empresa pode não estar se destacando entre os concorrentes.
1 . Falta de investimento em Marketing Digital
São comprovados os benefícios e a amplitude de alcance das velhas táticas de marketing, como anúncios em outdoors, cartazes, entre outros.
No entanto, vivemos em um mundo dominado pela internet, com a publicidade migrando constantemente para a tela de notebooks, tablets e smartphones, canais onde cada vez mais consumidores procuram por empresas capazes de solucionar seus problemas.
Assim, é de extrema importância que seu negócio esteja nesse ambiente digital de forma a se relacionar com o público inserido nele. Usando de diversas estratégias, você pode dar destaque à sua marca com um bom uso das redes sociais.
2. Mau posicionamento de marca.
Tudo comunica.
Qualquer release divulgado, reposta dada a um comentário nas suas redes sociais, e até mesmo o silêncio diante de alguma situação, tudo mostra como sua marca se posiciona perante seus consumidores.
Por isso, a maioria das marcas bem sucedidas possuem um posicionamento bem definido. Elas sabem como conversar com seu público e em quais assuntos ela pode comentar e se inserir.
Se você não consegue pensar rapidamente em como a sua empresa se posiciona, é hora de repensar a sua comunicação.
3. Não existe interação entre seu público e sua empresa.
No passado, era comum as marcas apenas “despejarem” conteúdo e publicidade no público e esperar alguma conversão em clientes.
No entanto, com a evolução das mídias e o crescimento do senso crítico dos consumidores, que estão cada vez mais criteriosos, é essencial que uma marca interaja com seu público, objetivando conhecê-lo e saber como atingi-lo.
Isso auxilia na criação de uma relação mais pessoal e humanizada entre a sua marca e o seu público, gerando uma confiança mútua e sendo um fator importantíssimo para a fidelização de clientes.
Além disso, empresas que não se engajam com seus consumidores estão fadadas a construir estratégias de marca ineficazes.
4. Identidade de marca pouco impactante.
Já comentamos sobre como a concorrência por consumidores está cada vez mais acirrada. Se destacar nesse ambiente é vital para a sustentabilidade das empresas.
É ideal que sua marca consiga se diferenciar de todas as outras através de uma identidade única, facilmente reconhecível. Isso pode ser feito através de um design chamativo e único. É como uma impressão digital do seu negócio, que fará com que ele se mantenha sempre na mente do seu consumidor.
Consegue imaginar seu público reconhecendo sua empresa apenas por como você se comunica nas redes sociais? Ou pelas cores que usa em seus comerciais? Não? Provavelmente a sua identidade de marca não causa o impacto necessário e você precisa tomar providências já!