Search

Seu site é eficaz? Descubra usando o Google Analytics

Rate this post

Um site bonito, com um design clean e moderno nem sempre é sinal de um bom site.

Sua página na web pode ser visualmente muito agradável, ter cores bonitas e um visual de se invejar. Mas isso nada adianta se ela não for funcional.

Além da estética, existem muitos outros aspectos a serem considerados na formulação de um site, como: design responsivo para diferentes dispositivos, fácil e rápida legibilidade, e até a cor dos botões pode afetar seu rendimento!

Para saber se essa plataforma está funcionando da melhor maneira possível para sua empresa existem algumas ferramentas. O Google Analytics, consegue metrificar estatísticas do seu site, blog ou loja virtual, em um único aplicativo.

Provendo insumos sobre a quantidade de cliques, tempo de permanência e outros aspectos, o Google Analytics, serve, portanto como um auxiliar extremamente importante para a tomada de decisões administrativas da sua empresa.

Siga os passos abaixo para entender melhor como essa ferramenta pode te ajudar a aumentar a conversão de leads no seu site:

Entenda função do site para a sua empresa

Um E-Commerce tem uma finalidade completamente diferente de um site de uma empresa de engenharia que por sua vez tem um intuito distinto de um blog de moda.

Um bom site para um não cumpriria o objetivo de outro. Por esse motivo a primeira coisa a fazer para entender sobre a eficácia do seu site é definir a função deste dentro da estratégia de marketing do seu negócio.

Vamos usar como exemplo Laura e Pedro, que possuem uma escola de curso de inglês online. Eles têm um blog em que escrevem dicas de como aprender línguas da maneira mais fácil e rápida.

Ambos tiveram a ideia de criar o blog já que, pelo pequeno tamanho de seu curso de inglês, este não passavam muita credibilidade. Além disso, costumavam perder muitos clientes que acabavam achando opções mais baratas, porém de menor qualidade de cursos na internet.

Podemos então resumir a função do site de Laura e Pedro como sendo a captação e fidelização de clientes.

Defina objetivos específicos e métricas a serem analisados

Após definir a função do site para a sua empresa é preciso definir objetivos mais específicos e métricas a serem analisadas.

Nessa parte você deve se perguntar, quais dados me informariam se o meu site está cumprindo sua função?

Continuando a história de Laura e Pedro do tópico anterior, eles têm como função a captação de novos clientes e a fidelização dos antigos. Para metrificar a fidelização dos clientes usuários eles poderiam, por exemplo, medir a porcentagem de visitantes que se escrevem em sua lista de e-mail marketing, por exemplo.

Na hora de definir quais dados são importantes para o seu site é importante pensar estratégica e cautelosamente naqueles que serão escolhidos.

Analisar dados demais pode acabar te distraindo do seu objetivo e prejudicando suas análises, sendo que nem todos os dados são relevantes para todos os tipos de site.

Novamente, para Laura e Pedro, que têm um blog de conteúdo é interessante que o visitante entre em várias postagens. Isso demonstra que usuário gostou do site e achou o conteúdo relevante.

Portanto, uma taxa de rejeição alta (porcentagem de usuários que não navegam por outras abas do seu site) seria muito ruim para os dois.

No entanto, caso possuíssem um site de informação sobre pontos turísticos de uma cidade, talvez a taxa de rejeição alta significasse até mesmo um ponto positivo para o site, já que mostraria que o visitante achou a informação que precisava sem muito esforço.

Para começar a utilizar o Google Analytics na sua empresa, não é necessário ter muito conhecimento sobre a plataforma.

É importante, entretanto, ler sobre as métricas mais básicas oferecidos pela plataforma de forma a se familiarizar com o programa.

3º passo: Analise suas métricas

Depois de definir os objetivos e métricas a serem analisadas é preciso passar para a parte prática: configurar o Google Analytics no seu site.

Esse processo não é muito complicado, basta seguir as instruções que o próprio site disponibiliza e explorar a plataforma.

Depois disso é preciso analisar as métricas com muito cuidado e atenção, sempre procurando entender os significados delas para a realidade do seu site, dessa forma você vai entender se essa estratégia está sendo eficaz para o seu negócio.

Se você gostou desse artigo não se esqueça de se inscrever em nossa newsletter para receber conteúdo de qualidade toda semana! 

 

Compartilha aí!

Posts Relacionados

comunicação estratégica de marketing