É muito frequente ouvirmos falar sobre humanização da marca nas redes sociais, mas porque devemos aderir essa nova tendência?
É bem provável que você, que está lendo essa matéria agora possui conta em uma dessas redes sociais: Instagram, twitter, facebook ou linkedin, estou certa? Então há grandes chances de que você já tenha visto perfis de empresas nas mídias sociais. É claro, se mais da metade da população está presente nessas plataformas, porque as marcas não estariam, não é mesmo?
Se na internet temos uma grande quantidade de usuários é interessante, portanto, que as marcas invistam nessa plataforma, afinal, usuários também são consumidores. Dessa forma, as redes sociais também são locais férteis para novas oportunidades de negócio.
Sabemos que a grande maioria dos usuários das redes sociais utilizam essa ferramenta para manter contatos, assim como um meio de entretenimento. Quem está conectado não está interessado em publicações muito institucionais, ou seja em conteúdos muito gerais e abrangentes.
A forma como nos comunicamos com as marcas foram modificadas por meio das redes sociais, e hoje, o novo desafio para as empresas é ter uma história para contar, com um conteúdo que seja compartilhável. Frequentemente têm surgido ações que buscam a humanização das marcas fazendo com que os usuários se identifiquem com seu enredo.
Assim, elas passam a ser mais compartilhadas, já que realmente emocionam e se distanciam da estratégia de marketing convencional cujo objetivo visível é a venda dos produtos ou serviços da marca.
Se a sua marca não personifica o discurso, se ela não conversa com o tom que o público quer ouvir ela não consegue atingir essas pessoas de forma eficiente.
Nós procuramos marcas que estejam dispostas a nos ouvir e nos responder, que nos dão atenção, e conversam de igual para igual. Para isso, é importante assumir um diálogo mais informal e direto deixando que o público se sinta próximo da sua página.
Humanizar a marca não é apenas construir um diálogo com o público preferencial. É ainda mais importante que a página produza conteúdo relevante para seus clientes, trazendo materiais que ajudem no dia a dia daqueles seguidores. Como dicas, reportagens, infográficos, vídeos, entrevistas, ferramentas, aplicativos, e-books. Tudo aquilo que for de interesse dos clientes deve ser prioridade para a rede social da empresa
A humanização é uma maneira de personalizar a marca e o objetivo de uma empresa estar nas redes sociais é estabelecer um relacionamento forte e duradouro com o público. Nesse aspecto, cabe às empresas criarem soluções voltadas a humanizar suas marcas, dando real atenção a construção de uma personalidade na web.
A geração de conteúdo humanizado cria cenários favoráveis para a construção de opiniões positivas sobre a marca e torna a relação com as pessoas mais intensa e verdadeiramente social. Conteúdo institucional não motiva relacionamento. O usuário em geral não interage com as publicações das marcas nas redes pois não sentem-se identificados com esse tipo de de conteúdo corporativo demais.
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O senso de humor é uma ótima forma de manter contato com o público nas mídias sociais. É importante equilibrar diversão e informação para não fugir do foco da página. Além disso você deve certificar-se que o humor não está sendo feito de forma exagerada e pejorativa.
A utilização de uma linguagem simples colabora para que os seguidores sintam que estão num momento de diversão com pessoas próximas, amigos ou familiares.
Conversar com seu público é uma maneira de aproximar-se dele. Por isso você pode responder perguntas e interagir. Pequenos gestos são ferramentas para a construção de relacionamentos nos canais sociais.
Caso a sua empresa cometa algum erro não hesite em reconhecê-lo e assumi-lo. Não é um problema se mostrar transparente para seus clientes, pelo contrário, demonstrar erros mostra que nós somos humanos.
A utilização de conteúdos relevantes, alinhados ao momento também colaboram para o engajamento de seus seguidores, isso porque eles conseguem perceber que a marca está atualizada ao que está acontecendo no mundo.
A humanização de uma marca não significa que você não pode vender o seu produto ou serviço, mas mostrar que sua empresa é mais do que um vendedor. E por isso essa aproximação com o cliente é imprescindível, para construir um relacionamento significativo entre a marca e audiência.
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