A importância de humanizar sua marca nas redes sociais

Rate this post

É muito frequente ouvirmos falar sobre  humanização da marca nas redes sociais, mas porque devemos aderir essa nova tendência?

É bem provável que você, que está lendo essa matéria agora possui conta em uma dessas redes sociais: Instagram, twitter, facebook ou linkedin, estou certa? Então há grandes chances de que você já tenha visto perfis de empresas nas mídias sociais. É claro, se mais da metade da população está presente nessas plataformas, porque as marcas não estariam, não é mesmo?

Mas porque as marcas nas mídias sociais?

Se na internet temos uma grande quantidade de usuários é interessante, portanto, que as marcas invistam nessa plataforma, afinal, usuários também são consumidores. Dessa forma, as redes sociais também são locais férteis para novas oportunidades de negócio.

Sabemos que a grande maioria dos usuários das redes sociais utilizam essa ferramenta para manter contatos, assim como um meio de entretenimento. Quem está conectado não está interessado em publicações muito institucionais, ou seja em conteúdos muito gerais e abrangentes.

O que é humanização de marca?

A forma como nos comunicamos com as marcas foram modificadas por meio das redes sociais, e hoje, o novo desafio para as empresas é ter uma história para contar, com um conteúdo que seja compartilhável. Frequentemente têm surgido ações que buscam a humanização das marcas fazendo com que os usuários se identifiquem com seu enredo.

Assim, elas passam a ser mais compartilhadas, já que realmente emocionam e se distanciam da estratégia de marketing convencional cujo objetivo visível  é a venda dos produtos ou serviços da marca.

Se a sua marca não personifica o discurso, se ela não conversa com o tom que o público quer ouvir ela não consegue atingir essas pessoas de forma eficiente.

Nós procuramos marcas que estejam dispostas a nos ouvir e nos responder, que nos dão atenção, e conversam de igual para igual. Para isso, é importante assumir  um diálogo mais informal e direto deixando que o público se sinta próximo da sua página.

Humanizar a marca não é apenas construir um diálogo com o público preferencial. É ainda mais importante que a página produza conteúdo relevante para seus clientes, trazendo materiais que ajudem no dia a dia daqueles seguidores. Como dicas, reportagens, infográficos, vídeos, entrevistas, ferramentas, aplicativos, e-books. Tudo aquilo que for de interesse dos clientes deve ser prioridade para a rede social da empresa

Qual o intuito de humanizar a marca?

A humanização é uma maneira de personalizar a marca e o objetivo de uma empresa estar nas redes sociais é estabelecer um relacionamento forte e duradouro com o público. Nesse aspecto, cabe às empresas criarem soluções voltadas a humanizar suas marcas, dando real atenção a construção de uma personalidade na web.

A geração de conteúdo humanizado cria cenários favoráveis para a construção de opiniões positivas sobre a marca e torna a relação com as pessoas mais intensa e verdadeiramente social. Conteúdo institucional não motiva relacionamento. O usuário em geral não interage com as publicações das marcas nas redes pois não sentem-se identificados com esse tipo de de conteúdo corporativo demais.

Quer mais dicas sobre como melhorar sua estratégia de marketing nas redes sociais? Leia mais.

Como fazer isso?

O senso de humor é uma ótima forma de manter contato com o público nas mídias sociais. É importante equilibrar diversão e informação para não fugir do foco da página. Além disso você deve certificar-se que o humor não está sendo feito de forma exagerada e pejorativa.

A utilização de uma linguagem simples colabora para que os seguidores sintam que estão num momento de diversão com pessoas próximas, amigos ou familiares.

Conversar com seu público é uma maneira de aproximar-se dele. Por isso você pode responder perguntas e interagir. Pequenos gestos são ferramentas para a construção de relacionamentos nos canais sociais.

Caso a sua empresa cometa algum erro não hesite em reconhecê-lo e assumi-lo. Não é um problema se mostrar transparente para seus clientes, pelo contrário, demonstrar erros mostra que nós somos humanos.

A utilização de conteúdos relevantes, alinhados ao momento também colaboram para o engajamento de seus seguidores, isso porque eles conseguem perceber que a marca está atualizada ao que está acontecendo no mundo.


A humanização de uma marca não significa que você não pode vender o seu produto ou serviço, mas mostrar que sua empresa é mais do que um vendedor. E  por isso essa aproximação com o cliente é imprescindível, para construir um relacionamento significativo entre a marca e audiência.

Quer receber mais conteúdos sobre comunicação e marketing? Assine nossa newsletter!

Redator da Cria

Recent Posts

3 erros que prejudicam suas vendas na Black Friday

A Black Friday é uma oportunidade única, mas para aproveitá-la é preciso ser estratégico. Confira…

1 hora ago

A importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas

Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…

1 semana ago

Como o fascínio da Geração Z pela nostalgia influencia as marcas

Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…

2 semanas ago

Consultoria de Marca: o caminho para transformar sua empresa

Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…

3 semanas ago

Como impulsionar as vendas no Halloween

A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…

4 semanas ago

Naming: a estratégia de reconhecimento de marca

A escolha do nome de uma marca não é aleatória, mas um processo estratégico que…

1 mês ago