E também em como isso pode fazer total diferença no engajamento de seus membros?
Neste artigo vou explicar o papel dos valores e o quanto eles são importantes para seu negócio.
Para entender o que são os valores de uma empresa e sua importância, é necessário já ter em mente a definição de missão e visão. Para isso, explicarei brevemente e darei exemplos de cada uma delas.
É a primeira coisa a ser determinada por uma empresa. Trata-se do detalhamento da razão dela existir, o seu propósito e papel no mundo.
Por exemplo, a missão da Cria é: “Ser um espaço de aprendizado e desenvolvimento profissional na Comunicação, de forma que, por meio da vivência empresarial, os membros troquem experiências entre si, com a Universidade e com o mercado de trabalho.”
Já a visão é o destino a ser alcançado pelo negócio, ou seja, as aspirações da empresa a respeito de seu futuro. É ela que norteia todo o desenvolvimento de uma empresa e a faz caminhar para frente, sempre em busca de melhorias.
Seguindo o mesmo exemplo, a visão da Cria é: “Promover o reconhecimento da importância da Comunicação no MEJ, promover o reconhecimento geral da Cria perante o corpo docente e discente da UFMG, passar uma imagem positiva da Cria para os clientes e garantir sua satisfação.”
Por último, mas não menos importante, temos os valores. Tratam-se de princípios que guiam a vida da organização e que podem fazer total diferença para sua equipe e seu posicionamento no mercado.
Os valores são um grande diferencial e para isso tê-los muito bem definidos e difundidos na cultura empresarial é de suma importância.
Os valores são essenciais para uma organização, sendo a expressão íntima da identidade e singularidade da marca. Eles são tipo uma crença que orienta as ações de um grupo em prol de algo, ou melhor, o coração da cultura organizacional.
“Criatividade, empreendedorismo, profissionalismo, excelência e trabalho em equipe” são, por exemplo, os valores da Cria.
Primeiro você deve traçar o que é importante para sua organização e o que deve ser considerado como guia para o comportamento no dia a dia dela. Para auxiliá-los nesse momento, algumas perguntas podem ser feitas:
Como os membros da organização devem se comportar, individualmente? Como eles se relacionam entre si? Como se dá a interação entre eles e os clientes? Como a empresa trata os clientes? Como ela se relaciona com a comunidade? Qual a responsabilidade da sua empresa frente à sociedade?
Feito isso, você terá insights sobre quais atitudes sua empresa deve ser conhecida, lembrada e admirada, podendo então, formular seus valores de forma bem singular.
Uma coisa muito comum é empreendedores definirem valores óbvios ou genéricos, como por exemplo, qualidade no serviço. Certamente é um quesito importante, mas muito simples, geral e incaracterístico.
Quando um grupo trabalha alinhado e com objetivos em comum, os resultados são bem mais significativos. E os valores existem para mediar isso. Ao se internalizar os valores de sua empresa, os membros passam a se identificar e ver-se refletidos naquela missão e visão.
Isto possibilita que seus membros trabalhem com mais vigor e se sintam estimulados. Quanto maior for a empatia deles com a empresa, mais eles se tornarão evangelizadores da marca.
Os valores contribuem para a manutenção da imagem da empresa, uma vez que seus funcionários estão satisfeitos com o são e com o que fazem, eles propagarão uma imagem positiva para o mercado, clientes, amigos e familiares.
Ao se determinar os valores da sua empresa, você consegue uma equipe muito mais eficiente. Isso se dá devido ao aumento da conexão entre as pessoas e a empresa, consequentemente seus membros ficam mais motivados.
Além disso, a retenção de talentos se torna muito maior, devido a seleção que os valores fazem quando os membros entram na empresa, intensificando, assim, o orgulho que eles sentem pelo que fazem.
Portanto, os valores são o estofo moral e ético da empresa. E o alinhamento deles com os membros da empresa, sintonizam todos em uma única frequência, gerando assim, um grande impacto da marca no mercado.
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