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O que é Persona e qual a importância dela para sua comunicação?

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Vivemos em um mundo cada vez mais digital e integrado. Muito se fala da importância das marcas saberem como expor sua imagem e seu posicionamento perante seu público, a fim de gerar maior identificação e engajamento.

Na atualidade, no entanto, as relações estão cada vez mais automatizadas, com os encontros presenciais sendo facilitados pela web e o contato entre vendedor e cliente sendo substituído pelo contato através das redes sociais. Assim, se posicionar positivamente e manter uma relação pessoal com seu público pode ser difícil.

Para isso, utilizamos uma ferramenta para aumentar a eficácia da comunicação da marca com o consumidor: a Persona.

O que é Persona?

A persona é a personificação da marca, ou seja, uma ferramenta utilizada para fazer com que a comunicação do seu negócio se torne mais humana e exclusiva. Ela reflete parte do perfil da marca, através do tom utilizado na comunicação, que aparece na abordagem da marca nas redes sociais e também pela forma como a marca interage com o seu público.

Na hora de definir uma persona, é importante que ela consiga, além de transmitir todo o posicionamento definido pela marca, interagir de forma natural e eficiente com o público preferencial. Para isso, é importante que haja pontos de alinhamento entre a persona da marca e as Buyers Personas projetadas por ela.

Em outras palavras, é necessário que a Persona adotada para o seu negócio seja criada a partir dos valores do seu empreendimento, mas ao mesmo tempo, se relacione com seu público e suas Buyer Personas.

Por que criar uma Persona para a minha marca?

Como falei, as relações comunicacionais vem se tornando cada vez menos presenciais e o contato entre consumidor e marca pode ficar extremamente generalizado e inadequado. Isso pode prejudicar a relação com seu consumidor.

A criação de uma persona reverte essa situação, pois possibilita uma comunicação especializada para com seu público, humanizando a marca e estabelecendo uma relação mais pessoal e única com seus consumidores.

Como criar a Persona para meu negócio?

Primeiramente, devemos analisar alguns pontos essenciais da marca, como sua missão, visão e valores, já que a persona deve, de algum modo, ser uma reflexão destes. A partir daí, você será capaz de começar a projetar essas características como pertencentes a uma pessoa real, formando assim sua personalidade e fazendo com que ela se torne a imagem da sua empresa.

Veja esse exemplo:

Diego é dono de uma empresa de engenharia civil que oferece aos seus clientes consultorias para auxiliá-los na construção de casas sustentáveis. Como seu negócio é novo, ele ainda está trabalhando na melhor forma de anunciar o seu negócio aos possíveis clientes. Para isso, ele construiu uma persona para a sua marca, veja a seguir:

Danilo é um engenheiro civil, de 36 anos, morador da Savassi, em Belo Horizonte. Desde pequeno, Danilo sempre foi apaixonado por construir casinhas com blocos de brinquedos, o que o ajudou a descobrir sua vocação para a construção civil e a seguir carreira nesse segmento. Sempre muito alegre e extrovertido, Danilo gosta muito de sair com os amigos e estar com a família nos finais de semana.

Muito atlético, gosta de praticar esportes ao ar livre desde os 12 anos de idade. Esse contato com a natureza sempre foi estimulado pela mãe, Márcia, que cuida de uma floricultura, que está com a família há gerações. Justamente por possuir esse lado de contato mais íntimo com a natureza, Danilo buscou se especializar em formas de construção que buscam ao máximo não agredir o meio-ambiente, pois acredita que é possível conciliar o bem estar pessoal com o natural.

Esse é um exemplo simples de como uma persona é construída.

Lembre-se sempre que o mais importante é saber que ela será a voz da sua marca, principalmente no que diz respeito aos meios de comunicação nos quais você buscará criar um relacionamento com seus potenciais clientes. Será ela que guiará toda a linguagem utilizada, criando assim, uma maior identificação e familiaridade com o seu público.

 

Redator da Cria

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