Marketing

Personas: O que é Buyer Persona e como ela vai te ajudar?

Rate this post

Para que o qualquer diálogo aconteça da melhor forma, é extremamente necessário que todos os participantes consigam se entender, é assim para uma conversa casual, e não é diferente para sua empresa e o público.

Para isso, o interlocutor deve saber muito bem como se posicionar diante ao público e conhecer a melhor forma de conduzir o assunto de uma forma a se fazer ser entendido pelos receptores.

Conhecer seu público é extremamente importante para que o processo de comunicação seja eficiente. Saber qual linguagem utilizar, como se posicionar e como abordar determinados assuntos ajuda muito para saber lidar com o seu consumidor.

No entanto, como fazer isso?

O que é Buyer Persona?

 

Buyer Personas são personagens fictícios, um tipo de cliente ideal para sua empresa, que servirá como guia na hora de direcionar conteúdo, produto, comunicação ou de saber qual é o melhor tom para se conversar com o público almejado.

É importante fugir da generalização e despersonalização do seu público, para que a boa relação com ele se estabeleça. A criação de Buyer Personas visa justamente isso, compreender, de uma forma profunda, o comportamento real do seu consumidor.

Uma buyer persona completa contempla diversos aspectos da vida desse personagem fictício como: o que ele gosta de fazer, hábitos de consumo, onde mora, com quem gosta de conversar, que tipo de profissional é e, principalmente, como e quando se relaciona com seu produto ou marca, assim humanizando-o, e facilitando o processo de diálogo da sua empresa.

Com a criação de Buyer Personas, sua empresa será capaz de direcionar a comunicação da melhor forma para atingir o seu público da melhor maneira possível, fazendo com que a comunicação seja, de fato, eficaz.

Veja só esse exemplo:

 

Carlos é um médico ortopedista e foi convidado para ministrar uma palestra sobre boa postura para gerentes de uma grande empresa. Para que ele consiga conduzir a palestra da melhor forma possível e mostrar para todos a importância de manter uma boa postura é importante que ele conheça muito bem sobre seu público, uma vez que, por não ser composto por pessoas com habilidades semelhantes as dele, jargões específicos da medicina ou termos muito técnicos não poderão ser utilizados, tendo em vista que o público provavelmente não entenderia por completo a mensagem.

Como as buyer personas podem te ajudar?

 

A fim de fazer com que você encontre a melhor forma de se comunicar com o seu público, a personificação de um tipo de cliente ideal para a sua empresa é uma forma de fazer com que a linguagem utilizada seja, de fato, a melhor para aquele público e que você se faça ser entendido por todos.

Com esse perfil bem definido e a estratégia definida a partir disso, é possível aplicar todos esses conceitos à comunicação da sua empresa. O tom que sua empresa utilizará em anúncios ou em redes sociais depende da sua buyer persona.

Entenda melhor como se relacionar com o seu público nas redes sociais aqui.

Redator da Cria

Recent Posts

Neuromarketing: é tudo parte da sua cabeça

Descubra o Neuromarketing, uma maneira de usar estímulos mentais dentro da comunicação.

4 dias ago

Análise de dados: Números que guiam sua marca ao sucesso

Veja como uma boa análise de dados pode ser um divisor de águas para a…

2 semanas ago

Marketing de Experiência: estratégia de venda memorável

Tenha uma experiência maravilhosa descobrindo sobre o Markering que está cada vez mais presente no…

2 semanas ago

Compromisso com Diversidade e Inclusão: mais que uma meta

Descubra mais sobre a importância de iniciativas de Diversidade e Inclusão dentro do mercado.

3 semanas ago

Marketing de busca: Transforme visitas em vendas

Descubra como fazer com que as visitas no seu site se tornem vendas concretas.

4 semanas ago

Como aumentar suas vendas no período da Páscoa?

Dessa vez quem vai trazer algo é Cria UFMG, leia nosso texto e descubra como…

1 mês ago