As redes sociais são, atualmente, o mais rápido e abrangente modo de uma empresa se comunicar com seu público, além de comprovadamente gerar ótimos resultados para uma marca.
No entanto, se comunicar virtualmente não é uma tarefa fácil, devido a uma série de fatores que incluem desde a ausência do contato físico ao excesso de conteúdos distratores presentes nas redes sociais.
Por isso, pensamos em algumas dicas para otimizar a comunicação de sua marca nas redes sociais:
O primeiro passo para ter uma página relevante na internet é conhecer seu público. É necessário entender seus hábitos, desejos e ter um público preferencial, para que seu conteúdo seja bem direcionado e engaje cada vez mais pessoas que virão a se tornar clientes.
Para isso, é altamente recomendável a criação de uma persona e de uma ou mais buyer personas para o seu negócio.
Como eu falei, a internet está cheia de conteúdos e dentre eles, muitos anúncios de diferentes produtos e serviços. Mas seu público dificilmente acessa suas redes sociais para ver anúncios, portanto, faça com que a sua página seja, de fato, relevante para seus clientes.
Utilizando da primeira dica e com suas buyer personas bem elaboradas, ficará muito mais fácil produzir postagens e conteúdos que realmente vão interessar seus seguidores nas redes sociais.
Produzindo um conteúdo que os interesse, o engajamento será muito maior e o alcance também, consequentemente aumentando sua visibilidade online.
Muito relacionada à terceira dica, os usuários de redes sociais não estão conectados o tempo todo para ver publicidade gratuita. Portanto, deixar sua marca ou seu produto como aspecto principal em todo seu conteúdo é desgastante e chato.
É muito mais fácil estabelecer uma relação com seu cliente e criar uma preferência através de posts com os quais as personas irão se identificar, do que sobre a sua marca e seu negócio.
Dessa forma, as pessoas vão visitar a sua página não só pelo produto, mas principalmente pelo interesse no conteúdo produzido. E assim, se criará uma relação entre marca e consumidor que é mais profunda do que uma simples compra e venda.
A internet é um dos meios de comunicação mais acessíveis, por isso, está repleta de outras páginas e empresas que também desejam atrair clientes.
Portanto, é importante se diferenciar de seus concorrentes e se destacar no meio deles ao produzir um conteúdo original, além de estabelecer uma personalidade muito bem definida para a sua marca.
A humanização da marca é uma das maiores tendências do marketing contemporâneo e conversar com seus seguidores é uma das mais fáceis formas de fazer isso. Isso aumenta a pessoalidade das relações virtuais e mostra um carinho extra com seu consumidor.
Seu público tem dúvidas e precisa de respostas.
Respondê-las é mais uma forma de demonstrar a importância que sua empresa dá para o bem-estar do cliente, e fazê-lo de forma rápida reforça a ideia de que sua empresa tem uma política de agilidade e atenção ao consumidor.
Por último, é importante ressaltar que a comunicação envolve pessoas e, portanto, não há nada escrito em pedra. A grande chave para o marketing é não ter medo de tentar e errar.
A cada ação virtual que sua empresa adotar, analise as métricas e constantemente adapte sua comunicação para otimizar os resultados obtidos.
Não fique para trás, aproveite o auge das redes sociais e promova sua empresa virtualmente, afinal, é o modo mais rápido de se tornar visível!
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